Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Comando Local da Polícia Marítima de Caminha resgatou três adultos e duas crianças do troço internacional do rio Minho, após acidente com a sua embarcação de recreio. As cinco pessoas, quatro de nacionalidade francesa e um português, encontravam-se no rio Minho com uma mota de água e uma bóia que estava a ser rebocada com duas dessas pessoas.
Em comunicado, a Polícia Maritima explicou que “o alerta foi dado pelas 18:00, de quarta-feira, 22 de Agosto, . indicando que as três pessoas que estavam na mota de água se encontravam impossibilitadas de regressar a terra, por terem batido com a embarcação no fundo, ficando sem propulsão e à deriva”.
Foram activados os meios para resgate, com uma embarcação e uma viatura TT da Polícia Marítima de Caminha com quatro operacionais. Os Bombeiros Voluntários de Caminha que disponibilizaram um veículo e três ambulâncias com oito homens e também o apoio de duas ambulâncias do INEM.
As operações tiveram como maior obstáculo o denso nevoeiro que se verificava na altura no rio e que dificultou a localização dos náufragos”. Através do permanente contacto telefónico com uma das três pessoas que se encontravam agarradas à mota de água, a embarcação da Polícia Marítima de Caminha conseguiu localizar e resgatar estes 3 náufragos perto da margem espanhola do rio, isto ao fim de cerca de uma hora.
Posteriormente, os mesmos agentes da Polícia Marítima conseguiram resgatar os outros dois náufragos que se encontravam isolados numa das ilhas que se formam durante a baixa mar no rio Minho, perto de onde a mota de água tinha tido o seu acidente, explica a nota emitida.
Todos os náufragos foram assistidos no local pelos meios dos Bombeiros Voluntários de Caminha e do INEM, tendo-se procedido à evacuação de quatro para o Hospital de Viana do Castelo, por apresentarem sintomas de hipotermia.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades