Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Um abraço, gesto simples mas com muito significado! Amor, carinho e apoio a quem dele precisa. E nos últimos anos devido à pandemia este simples gesto de abraçar ficou à espera de melhores dias!
Mas, o CLDS 4G Caminha, quis transformar o abraço em algo muito especial …E, este Natal lançou o desafio de um “abraço de alguém neste Natal, através de um presente a um idoso em situação vulnerável. “Tendo em conta situações de vulnerabilidade de pessoas idosas a viver no concelho de Caminha, que vivem sós e sem retaguarda familiar próxima, que acompanhamos e sabendo que mais haverão, lançámos o desafio "Abrace este Natal", sublinhou o CLDS 4G Caminha,.
O CLDS 4G Caminha, sinalizou 23 idosos e os abraços chegaram rapidamente. “Várias pessoas da comunidade que prontamente acolheram este pedido, divulgado pelo Facebook do CLDS 4G Caminha, com os nomes fictícios, idades e necessidades. No segundo dia de publicação das 23 pessoas idosas a envolver já estavam todos "Abraçados". Pelo que estamos gratos pela solidariedade e generosidade de quem correspondeu a esta iniciativa”.
O aconchego de um abraço chegou e um presente também! Estes abraços solidários vão ser distribuídos até ao dia 22 de Dezembro pela equipa técnica do CLDS 4G Caminha e em algumas situações acompanhadas pelos parceiros que fizeram a sinalização, nomeadamente a GNR de Viana do Castelo, através do Programa Idosos em Segurança da secção de Prevenção Criminal e de Policiamento Comunitário.
Esta iniciativa certamente voltará no próximo ano na “esperança de cada vez mais nos fazermos chegar às pessoas idosas que mais precisam através de um gesto solidário e natalício como este”.
Recordar que o CLDS 4G Caminha, do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, está em intervenção desde 1 de Setembro de 2020. “A Intervenção é no Eixo 3 - Promoção do envelhecimento activo e apoio à população idosa, através de actividades enquadradas em acções socioculturais que promovam o envelhecimento activo e autonomia das pessoas idosas, em acções de combate à solidão e ao isolamento e no desenvolvimento de projectos de voluntariado vocacionados para o trabalho com populações envelhecidas. O público-alvo a beneficiar das iniciativas são as pessoas idosas e pessoas com deficiência e incapacidade a residir no concelho de Caminha. A execução do projecto pressupõe um trabalho de proximidade, descentralizado pelas várias freguesias do concelho, e em parceria com várias instituições/entidades”, sublinhou o CLDS 4G Caminha,.
A equipa técnica é constituída por uma Coordenadora Técnica, Luísa Sousa, da área de Sociologia, e por duas Técnicas Superiores, uma Psicóloga, Joana Presa, e uma Animadora Sociocultural, Susete Pires.
Tão simples, um abraço … e que pode fazer diferença na vida de um idoso. Já abraçou?
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades