Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Victor Alves Gomes, Administrador do Conselho Europeu de Investigação – CEI - agradeceu a visita realizada anteontem a Ponte de Lima, a convite do Clube de Gastronomia local, com encontros de entidades oficiais e ao famoso Arroz de Sarrabulho e outras iguarias gastronómicas.
Recordemos, o programa daquele dirigente do organismo que estimula a “excelência científica na Europa, através do apoio e incentivo aos cientistas, investigadores “: distinção com os símbolos da União Europeia (cachecol e boné), ao Limiano Nuno Barros, bi- campeão do mundo de canoagem, títulos obtidos nos anos de 2010 e 2022 e, na categoria de europeu em 2011 e 2012. Na recepção, participaram ainda, Tomás Marques, eleito em Fevereiro, o Melhor Cozinheiro Jovem do Minho 2022, também natural de Ponte de Lima, e a também conterrânea, Soraia Barbosa, Miss Alto Minho, 1ª Dama da Miss Queen Portugal e uma das 33 finalistas no concurso pela Paz no Mundo, no Kosovo, Soraia Barbosa, onde recebeu as faixas de Miss Personality e Miss Grand Prix.
Ainda no café na confeitaria Havaneza, houve conversas com o antigo director comercial da TAP em Bruxelas, Joaquim Gomes e o Provedor da Misericórdia, Alípio Matos
O ilustre visitante prosseguiu a sua visita, com uma evocação de António Feijó, no seu monumento, e deposição dum ramo de flores; aqui agradeceu o acolhimento e adiantou novos eventos a realizar com o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, a Rainha das Vindimas, a Miss, e produtores locais; uma passagem pelo centro histórico, como o adro da Matriz, e ruas Cardeal Saraiva e do Souto, a vivenda Norton de Matos e o chalett Villa Belmira, levaram – no ao Arroz de Sarrabulho, no Sabores do Lima. Na tertúlia de faca e garfo, ainda elogios ao Chef Carlos Torres, oriundo de Vila Verde, mas estabelecido no Porto e Póvoa de Varzim, vencedor no ano passado do Prémio Nacional de Gastronomia, com o seu famoso prato “Pica no Chão”, o popular Arroz de Cabidela.
Após confortar o estomago, todo o grupo rumou ao Instituto Limiano – Museu dos Terceiros, assistindo á tomada de posse dos novos Órgãos Sociais, liderados pelo prof. João Maria Carvalho. Aqui, o visitante de Bruxelas, cortejou o vice-presidente da Câmara e vereador da Cultura, Educação e Turismo, Paulo Sousa, o arcipreste Padre José Vilar, o novo Prior da Vila, Mons. José Caldas, entre outros, pelo trabalho e empenho na preservação daquele património. Os compromissos com os amigos de Ponte de Lima encerraram na Cervejaria Letra, numa degustação da – Putin Que O Pariu –, que será brevemente apresentada em Bruxelas, em parceria com a Missão – Promover a Ucrânia – junto do Parlamento Europeu.
Na sua deslocação, Victor Gomes, esteve acompanhado da esposa, Triin Aasmaa, natural da Estónia, Administradora do CESE (Conselho Europeu Social e Económico), Unidade de Emprego, Assuntos Sociais e Cidadania.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades