
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Um novo ano arranca e com ele a pesca da lampreia que se prolongará até dia 20 de Abril.
Este ano as expectativas da safra são excelentes, segundo nos revelou Augusto Porto, presidente da associação de pescadores do rio Minho e do Mar, porque “as cheias fizeram que a água doce entrasse no mar e atraísse mais rapidamente as lampreias para as águas do nosso rio. Os primeiros dias de pesca são positivos, mais capturas que o normal para o início de safra”.
No arranque da safra o preço de venda ronda os 30 euros.
Esta safra decorre na altura em que a espécie volta a entrar nos rios, na direção da nascente, para cumprir a fase de reprodução.
A atividade decorre em cerca de 35 quilómetros daquele rio internacional, variando em função da arte utilizada, já que pode ser feita com "lampreeiras", a bordo de embarcações artesanais, ou com pesqueiras armadas arte denominada botirão e cabaceira (estruturas antigas, em pedra, existentes no rio).
Este ano em Portugal cerca de 150 embarcações estão legalizadas para esta captura e em Espanha cerca de 70.
A lampreia é considerada por muitos um manjar dos deuses e todos os anos muitos são àqueles que rumam à vila para degustar o típico arroz de lampreia. Este ano Caminha recebe a cerimónia de abertura da XI edição da Lampreia do Rio Minho, iniciativa é promovida pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO), em parceria com os seis municípios do Vale do Minho.
O objectivo passa pela promoção de um recurso local com forte impacto na economia local – a lampreia – tornando o Vale do Minho um destino gastronómico de excelência. Durante fevereiro e março, cerca de 100 restaurantes do Vale do Minho vão servir a lampreia confecionada das mais variadas formas.
Recorde-se que a lampreia do rio Minho é um prato que pode ser apresentado das mais diversas formas. Algumas delas bem recentes e inovadoras como a pizza de lampreia e o estrolho de lampreia. Este último apresentado no ano passado, em Paredes de Coura.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades