April 2, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2347 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1520 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1536 Crónicas

Pai. Funções Benéficas…

Mar 19, 2024 Hits:1394 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2444 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1621 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3604 Opinião

Crónicas de uma Portugue…

Mar 11, 2024 Hits:1824 Crónicas

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1333 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1394 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:943 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1167 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1184 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1463 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2399 Opinião

“Caminha, a Navegação e seus Ofícios”



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


“Caminha, a Navegação e seus Ofícios”

Já há data marcada para a feira medieval de Caminha! … De 25 a 29 de Julho as ruas desta vila minhota enchem-se de sons e vestes medievais e este ano previlegiando a vocação marítima e fluvial do território.

«O evento permitirá aos milhares de visitantes que são esperados fazer uma viagem no tempo, desta vez tendo o elemento água como o grande agregador, vincando-se assim a posição territorial e as fronteiras de água, que ditaram à Vila uma vocação tripartida: pesca costeira e fluvial, transporte entre margens e navegação.

A história volta a encher a vila de Caminha pois «se na cerca medieval se concentravam nobres e burgueses, a maior parte dos homens do Mar e do Rio dispersava-se, principalmente, nas Ruas do Vau e da Misericórdia. Em proximidade e complementaridade sazonal, trabalhavam os ofícios de pesca de rio (mestres e pescadores de barcos saveiros e lampreeiros, marinheiros de rio adentro ou de fisga) com os ofícios de pesca costeira (mestres de lanchas e de pinaças, pescadores, marinheiros e cordoeiros)”.

Às artes da navegação, seja de longo curso ou de cabotagem, associam-se, por outro lado, figuras como a do capitão das naus ou caravelas, mestres, mareantes, marinhagem, grumetes, enquanto no areal protegido virado ao norte, trabalhavam carpinteiros e calafates na azáfama da construção naval.

Já no Cais, agitavam-se barqueiros e carreteiros que faziam o transporte entre as margens dos rios. Caldeireiros, tanoeiros, serralheiros, ferreiros, armeiros forneciam materiais, enquanto os grandes mercadores (de panos, sal, vinhos, frutos secos, couro, calçado) tratavam dos seus negócios. Outros oficiais prestavam serviços directos ou indirectos às diversas artes, salientando-se os sacadores ou mamposteiros de cativos, vítimas de corso ou da pirataria, através do resgaste monetário nos grandes mercados de escravos.

O município caminhense salienta o seu objectivo na organização deste certame: a «recriação de um ambiente medieval através do comércio, das artes, ofícios, divertimentos, sabores e hábitos alimentares da Idade Média. No ano de 1291. A vila de Caminha é detentora de um centro histórico de grande riqueza patrimonial, cuja configuração remonta à época medieval, e que a Câmara Municipal de Caminha pretende valorizar, potenciar e promover».

Prometida está a magia …

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 582 guests and no members online