July 5, 2024

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:1615 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:790 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1416 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1052 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2795 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:407 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:615 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:610 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1613 Opinião

Caminha e A Guarda querem trocar ‘ferryboat’ por barco elétrico



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Caminha: A embarcação que liga Caminha a A Guarda faz tempo que está parada! Recentemente o alcaide de A Guarda sublinhava que provavelmente esta só voltaria a navegar em 2023 … E, agora e a prepósito da cimeira Ibéricaque acontece na próxima 6ª feira, dia 4 de Novembro, fala-se de um barco elétrico.

Os autarcas das duas margens enviaram uma carta à ministra da Coesão Territorial, ,Ana Abrunhosa, para incluir o assunto na agenda.

Rui Lages e António Lomba apelam à sensibilização da governante para o tema e afirmam que “oque aqui está em causa é a união dos dois povos, que desde sempre viram o rio Minho como um espaço comum que os une, mas a verdade é que, nestes últimos tempos tem sido um espaço que nos tem separado, por contingências alheias aos próprios concelhos”.

O ferry-boat Sta. Rita de Cássia que navega à mais de três décadas e que nos últimos tempos a sua navegação foi interrompida por problemas de atracagem do lado galego, cujo cais de atracação se encontra inoperacional e a necessitar de uma intervenção da ordem dos 500 mil euros, que não estará solucionada antes do verão do próximo ano.

A carta ainda refere que “a embarcação, de idade avançada, necessita de “sersubstituída por outra mais eficaz, movida a energias mais limpas e amigas do ambiente, com menor calado e capaz de superar as questões do assoreamento do rio Minho”.

Segundo se aponta o projecto de um barco elétrico poderá rondar os oito a 8,5 milhões de euros”.

Recordar que o ‘ferryboat’ Santa Rita de Cássia, que liga a vila de Caminha, a A Guarda, começou a cruzar o rio Minho em 1995, mas ao longo dos anos a travessia esteve várias vezes interrompida, em algumas situações por largos períodos, ou devido a avarias na embarcação ou pelo assoreamento do canal de navegação.

Desde Maio último, a ligação através do ‘ferryboat’ Santa Rita de Cássia está interrompida devido a “problemas graves” no cais galego que impede a atracação do ‘ferry’ na margem galega com o mínimo de segurança”.

Caminha é único concelho do vale do Minho, no distrito de Viana do Castelo, que depende do transporte fluvial para garantir a ligação à Galiza.

Vila Nova de Cerveira, Valença, Monção e Melgaço dispõem de pontes internacionais.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 237 guests and no members online