Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Se o Governo estabelecer três patamares de risco por Covid19 em função da incidência, contam-se 28 municípios no nível mais alto, ou seja, com mais de 960 novos casos por 100 mil habitantes em duas semanas. e Caminha está entre eles.
Estes três patamares de gravidade (entre os 240 e os 480 novos casos por 100 mil habitantes; entre os 480 e os 960; e acima de 960) deverão ser estabelecidos pelo Governo e prevê-se para os 28 concelhos medidas mais duras.
Sublinhar que Caminha regista actualmente 10 óbitos por covid-19. Este concelho conta com 181 casos activos , mais 30 em dois dias.
Desde o início da pandemia, Caminha já registou 386 casos confirmados e 195 pessoas já recuperaram da doença.
Miguel Alves, presidente da autarquia de Caminha, já defendeu a implementação de cinco “respostas e soluções desenhadas à medida” dos concelhos que venham a integrar o nível mais elevado de risco em função da incidência da covid-19. O autarca socialista ainda exige que as respostas sanitárias e as compensações económicas sejam majoradas de acordo com o mesmo critério.
Segundo o autarca de Caminha, a aplicação de mais restrições também “deve ser acompanhada de um plano intensivo de rastreamento em lares, centros de dia, unidades de cuidados continuados, centros de saúde e todas as escolas, de todos os ciclos, incluindo as profissionais”.
Miguel Alves defendeu ainda que os autarcas dos concelhos que venham a integrar o nível mais alto de risco da doença devem ser chamados a participar nas reuniões do Infarmed”.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades