Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Está confirmado o 6º caso de Covid19 no concelho de Caminha, é uma jovem funcionária de limpeza do Lar Senhor dos Mareantes, casa de idosos, em Caminha. Segundo sabemos este caso foi detectado durante a rotina diária existente no lar em medir a temperatura corporal a todos os utentes e funcionários e a dita funcionária revelou na altura já em casa ter confirmado estar com febre.
Neste momento, aguarda-se que um técnico se desloque ao Lar do Senhor dos Mareantes para realizar o teste do Covid19 a todos os utentes e funcionários. A referida funcionária já se encontra em casa em total isolamento faz 8 dias, assim como a sua mãe que também trabalha no referido lar de idosos, em Caminha.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou um protocolo entre a autarquia e as várias instituições existentes no concelho que vai permitir testar casos suspeitos de Covid19 a título gratuito aos idosos e funcionários dos lares. Recordar que no dia 23 de Março era confirmado o 1º caso de Covid19, em Caminha, sendo um idoso da freguesia de Seixas de 83 anos. E, a boa notícia é que este idoso Já está em casa e em isolamento ...
Também, recordar, que utentes maiores de 65 anos que necessitem de tratamentos de enfermagem não deverão deslocar-se ao Centro de Saúde, podendo solicitar o serviço por telefone ou e-mail. O mesmo é válido para a restante população do concelho com critérios de risco para a COVID 19 (patologia cardíaca, pulmonar, diabéticos, doentes oncológicos e imunodeprimidos).
A unidade de saúde de Caminha recomenda também: “a todas as pessoas para não saírem de casa nem receber visitas e respeitar o necessário isolamento social”. Informa que a equipa de enfermagem tem um serviço alargado para evitar a deslocação ao Centro de saúde de Caminha.
Assim, quando exista necessidade de domicílios, os utentes idosos e de risco poderão contactar com as enfermeiras de família (258 719 300)”. Esta unidade de saúde ainda alerta para “a importância de se privilegiar o atendimento não presencial em geral, podendo ser usados os mesmos contactos telefónicos para emissão de receitas, conselhos médicos e de enfermagem.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades