January 2, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2099 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1359 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1351 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2127 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1457 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3467 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1166 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1111 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:794 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1002 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1027 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1096 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2102 Opinião

Caminha: Gentes da serra de Arga suspiram de alívio quanto ao lítio?



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Não! ... Supostamente em Julho de 2019 após declarações do ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, ao afirmar no parlamento que a área nas localizações possíveis onde poderá haver prospecção de lítio tinha diminuído.

Assim, 3 teriam sido excluídas por serem áreas naturais, sendo uma delas a serra de Arga. "Vamos retirar os sítios da Rede Natura 2000”, afirmou, e a serra de Arga seria um deles ... Ora, tal já estava previsto e em nada sossega as gentes da serra que continuam a dizer um não rotundo à exploração de lítio.

Recordemos que apenas uma parte da serra de Arga está inserida na rede natura 2000, sendo que 70% da serra está fora dela. Ou seja, “a Serra D’Arga não sai da área para exploração”, avisou Liliana Silva, vereadora do PSD. “O que sai é o correspondente à Rede Natura, que corresponde ao Maciço da Serra. Mantém-se o perigo no conjunto Montanhoso da Serra D’Arga, principalmente na faixa entre Covas e Cabração”,sublinhou.

Por sua vez, Miguel Alves, líder socialista do executivo de Caminha, referiu que “as câmaras não têm como garantir que não existirá prospecção e exploração de lítio. As câmaras municipais têm capacidade de garantir que lutarão para que isso não aconteça até à última gota de sangue. O Estado português é que terá de tomar essa decisão. Não estou a ver, qualquer governo, qualquer um que esteja à frente de um governo tomar uma posição contra toda a população.

Concretamente, quanto ao concelho de Caminha se refere as freguesias de Arga de S. João, Arga de Baixo e Arga de Cima serão afectadas com a prospecção e exploração de lítio.

Mas, recentemente no programa do governo aprovado em conselho de ministros ficou espelhada a sua vontade em relação à exploração de lítio.
Já as gentes da serra de Arga continuam-se a manifestar nas mais diversas formas contra esta exploração.
Diversas são as vozes que se fazem ouvir nesta questão sobre o lítio e a crescente dificuldade da sua separação do minério extraído e a presente incapacidade para o reciclar.

Um estudo elaborado a nível nacional, revela o "completo contrassenso do Governo" em estar "por um lado a querer atingir a neutralidade carbónica" e, por outro, "avançar com um plano de mineralização do lítio que contraria todo esse investimento e todos esses compromissos que Portugal tem estado a assumir a nível mundial no combate às alterações climáticas".

Salientar ainda o projecto "Da Serra d'Arga à Foz do Âncora", que incide sobre o território classificado como Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 Serra d'Arga, correspondendo a uma área com 4.493 hectares, totalmente inserida na sub-região do Alto Minho, e cuja conservação florística e faunística é imperativa".
A classificação daquele território como Área Protegida de âmbito regional pretende "reforçar o seu caráter único enquanto ativo territorial e produto turístico emergente.
O projecto intermunicipal implicou um estudo entre o vale do Âncora e o maciço serrano, que incluiu o levantamento das espécies existentes, entre outros parâmetros.

 

 

 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 334 guests and no members online