Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Emissão de receitas, conselhos médicos e de enfermagem disponíveis por telefone. Há nove casos em Caminha a aguardar resultado no teste de infeção por COVID-19. O concelho conta já com dois casos confirmados.
Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, alertou as pessoas para manterem a tranquilidade e manifestou ainda preocupação sobre as pessoas que ainda tendem a entrar em incumprimento. ““Quem não cumpre o que está estabelecido na lei, está a cometer um crime. Neste caso um crime de desobediência”.
Os utentes maiores de 65 anos que necessitem de tratamentos de enfermagem não deverão deslocar-se ao Centro de Saúde, podendo solicitar o serviço por telefone ou e-mail. O mesmo é válido para a restante população do concelho com critérios de risco para a COVID 19 (patologia cardíaca, pulmonar, diabéticos, doentes oncológicos e imunodeprimido).
A unidade de saúde de Caminha recomenda: “a todas as pessoas para não sair de casa nem receber visitas e respeitar o necessário isolamento social”. Informa que a equipa de enfermagem tem um serviço alargado para evitar a deslocação ao Centro de Saúde. Assim, quando exista necessidade de domicílios, os utentes idosos e de risco poderão contactar com as enfermeiras de família (258 719 300)”.
Esta unidade de saúde ainda recorda “a importância de se privilegiar o atendimento não presencial em geral, podendo ser usados os mesmos contactos telefónicos para emissão de receitas, conselhos médicos e de enfermagem.
O município de Caminha também criou uma rede complementar de apoio que irá “assegurar diversos bens e serviços de primeira necessidade, atuando como rede logística, sobretudo de apoio a idosos em situação de isolamento, de modo a evitar que tenham que sair das suas casas para comprar alimentos e medicamentos em supermercados e farmácias”.
Quem necessitar deste apoio deverá contactar o presidente da junta da sua freguesia.
Estatísticas mundiais do coronavírus
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades