January 10, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2142 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1385 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1393 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2236 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1480 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3492 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1194 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1174 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:812 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1032 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1056 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1157 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2155 Opinião

Continuam as voltas e reviravoltas da concessão da água em Caminha



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Recentemente, a Câmara Municipal de Caminha aprovou a constituição de uma parceria com congéneres do Alto Minho e o Estado para a gestão multimunicipal dos sistemas, em baixa, de água e saneamento.

Esta autarquia salientou que a nova empresa Águas do Alto Minho «estará em condições de concorrer a fundos comunitários a que os municípios não teriam acesso isoladamente e garantirá a Caminha um investimento de cerca de sete milhões de euros, só nos primeiros cinco anos».
Em causa está a proposta de criação da Águas do Alto Minho, empresa de gestão das redes de água, em baixa, e do saneamento, detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e, em 49%, pelos dez municípios da região.

Por sua vez, a oposição social-democrata mostrou-se contra porque tal «irá duplicar e triplicar o valor da factura da água já em 2019» e que esta «empresa pública reveste-se de uma necessidade e contornos que nos causam muita estranheza  uma vez que os municípios aderentes,  para terem volume em termos de população, para acorrerem aos fundos europeus bastaria juntarem-se no âmbito da CIM e não necessitavam de criar uma empresa».

Esta decisão estava pendente da aprovação da assembleia municipal de Caminha …Aconteceu, mas o PSD de Caminha mostrou-se indignado quando reparou que «o contrato que iria ser aprovado na Assembleia Municipal, conforme a lei prevê, e que deveria estar uniforme em todos os concelhos, porque se trata  de um contrato único para todos os envolvidos , afinal em Caminha é aprovado com clausulas e artigos diferentes. Apesar de advertidos sobre o facto, a maioria socialista liderada pelo. Miguel Alves, passa por cima de tudo e de todos e leva a votação e respectiva aprovação um contrato que não corresponde com o que irá ser assinado pelas partes».

Este órgão de comunicação social contactou o executivo caminhense com o objectivo do esclarecimento, mas até hora de fecho nada nos foi dito. No entanto, o PSD afirma que «estaremos atentos e não iremos deixar avançar um contrato que não tenha sido aprovado em Assembleia Municipal, conforme a lei, claramente, prevê». 

 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 405 guests and no members online