Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
De acordo com o site oficial da direcção-geral de saúde, no concelho de Caminha existem 14 casos confirmados por infecção pulmonar por Covid19. O município caminhense enaltece a postura da população do concelho de Caminha, mas alerta “não pode baixar a guarda. Este momento é decisivo e as pessoas devem continuar a seguir todas as directivas da Autoridade de Saúde e do Governo.
Em resultado das acções colocadas em campo pela Câmara Municipal de Caminha estão envolvidos 6 voluntários, sendo a restante equipa composta por trabalhadores do Município.
Até à data foram entregues perto de 1800 refeições. Recordar que a autarquia numa vertente de apoio resultante da actual pandemia tem funcionários do município a confecionar refeições nas instalações da Escola Sidónio Pais, que são destinadas a alunos carenciados, assim como aos bombeiros do concelho.
Neste concelho existem também apoios especiais, também no domínio da saúde, destinados aos utentes maiores de 65 anos e/ou com critérios de risco para a Covid 19 (patologia cardíaca, pulmonar, diabéticos, doentes oncológicos e imunodeprimidos).
Esta é uma iniciativa da unidade de saúde de Caminha , que aconselha todas as pessoas a não sair de casa, não receber visitas e a respeitar o necessário isolamento social.
No caso da linha telefónica criada com o objectivo de apoiar no âmbito da COVID-19., e até à data recebeu menos de uma dezena de chamadas em que a procura de informação e solidão foram uma tónica. Recordar que esta linha é gratuita e é composta por 4 membros, dois psicólogos, uma assistente social e uma educadora social.
As áreas de apoio da Linha de Apoio Psicossocial de Caminha são: Promoção da literacia relacionada com a Covid 19, de forma rigorosa e fidedigna, de acordo com as orientações da OMS e DGS; Promoção de comportamentos pró-sociais e pró-saúde, bem como a redução de comportamentos de risco, de forma a favorecer a saúde física e mental; Prestação de suporte emocional e estratégias para lidar com as situações relacionadas com o isolamento social, com a adaptação da mudança e gestão de crise; Promoção de estratégias alternativas e de formas adaptativas para lidar com os efeitos do stresse e da ansiedade decorrentes da situação pandémica e das suas consequências ao nível do bem-estar; Informação sobre os programas de apoio e emergência social disponíveis no concelho de Caminha, sejam promovidos pelo Município ou por outros organismos estatais ou parceiros locais; Facilitação no acesso às medidas legislativas de apoio às famílias, implementadas em resposta à COVID 19; Ativação dos serviços locais de apoio social, de saúde e segurança para a redução dos constrangimentos causados pelo confinamento, pela perda de rendimentos, carência económica ou pela dificuldade de acesso aos serviços.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades