Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Uma velha aspiração dos pescadores de Vila Praia de Âncora que já ouviram muitas promessas e trabalhos realizados que não resolvem o problema do seu portinho.
Muitas vezes são aquelas em que estes homens do mar saem para a faina com a morte diante dos olhos. A dragagem do portinho de Vila Praia de Âncora o que estava prevista para este ano agora só vai realizar-se no final do primeiro trimestre de 2021 segundo informação anunciada pelo ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.
Recentemente, a deputada do PSD eleita por Viana do Castelo, Emília Cerqueira, relembrou que esta é uma intervenção eternamente prometida, sempre anunciada mas, até hoje, não realizada.
Segundo explicou o ministro do mar que “os trabalhos integram uma adjudicação mais vasta, designada de intervenção de alimentação artificial, proteção e reabilitação do sistema costeiro natural da duna dos Caldeirões, através da alimentação remoção e migração de areias da barra, canal de entrada e bacia portuária do porto de Vila Praia de Âncora“.
Recentemente, também o Bloco de Esquerda anunciou que ia questionar o Governo sobre o assoreamento do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha.
A deputada do Bloco de Esquerda, Maria Manuel Rola. Visitou o portinho de Vila Praia de Âncora e reuniu com a Associação de Pescadores. Esta deputada destacou a necessidade urgente de um assoreamento daquele portinho que “limita e muito” a actividade dos pescadores. “As entradas e saídas da barra são um exercício de resiliência, o que é extremamente preocupante e tem de ter resposta por parte da tutela e da DocaPesca”, referiu.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades