Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Escola de Vilarinho transformada em centro de apoio à deficiência
- E hoje é a vigília em prol do centro Benjamin
Até final do ano será criado um centro de apoio à deficiência na antiga escola primária de Vilarinho, em Vila Praia de Âncora. O acordo foi estabelecido entre o município caminhense e a Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Deficiente Mental de Viana do Castelo.
O acordo firmado entre as partes surge na sequência do anúncio, no início de Março, pela Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Deficiente Mental, do fecho do Centro de Acolhimento Temporário Benjamim, situado na freguesia de Seixas, que acolhe 11 crianças e jovens em risco.
A nova estrutura prevê receber 30 utentes, a autarquia cedeu o edifício mas as obras de adaptação ficam a cargo da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Deficiente Mental e terá de abrir até final do ano. A referida associação irá canalizar o financiamento que já recebe, da Segurança Social, pelo funcionamento do CAT Benjamim, para a nova resposta.
or outro lado, a nova estrutura vai ainda permitir absorver todas, ou grande parte" das 15 trabalhadoras do CAT Benjamim, com encerramento previsto para final de Julho.
Mas, no dia de hoje está programada uma vigília em prol do centro Benjamin. A vigília vai ter início cerca das 19:30, junto ao remo, partindo em direcção ao terreiro de Caminha, onde permanecerá cerca de uma hora a uma hora e meia". Objectivo? Exigir a continuidade daquela estrutura.
A responsável pela estrutura do Benjamin, a Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Deficiente Mental explicou que o encerramento deste centro era devido à acumulação, desde 2008 de um défice crónico, com dívidas superiores a 400 mil euros e que este CAT Benjamim é a única resposta da instituição que não é vocacionada para a área da deficiência.
Mas, as funcionárias não baixam os braços e consideram que não se pode decidir encerrar uma resposta social só porque é deficitária.
Segundo se sabe as 11 crianças e jovens em risco que residiam no centro Benjamin vão ser encaminhadas para a resposta mais próxima …
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades