Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A exploração de lítio vai mesmo avançar na Serra d’Arga, em Caminha, e, supostamente tudo aponta que arranque ainda no primeiro trimestre de 2020.
ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes, mostrou-se convencido que as explorações de lítio no país possam arrancar após a aprovação de um decreto-lei que deixe claras “as novas exigências ambientais”.
Para este governante a exploração de lítio “é uma grande oportunidade para Portugal” e é necessário “conjugar tudo isto numa nova estrutura legal”.
Recentemente, o partido dos Verdes fez saber através de nota que “a indústria extrativa ou qualquer outra atividade não pode nem deve colocar em causa o ambiente, a biodiversidade, os ecossistemas nem comprometer a própria qualidade de vida das populações, pelo que em sede de OE2020 já apresentou 2 propostas de alteração.
Uma dessas propostas tem “o objetivo da Realização de Avaliação Ambiental Estratégica, de âmbito nacional, de Mineração com especial ênfase sobre a prospeção, pesquisa e exploração de depósitos minerais de lítio e minerais associados. Já a outra “para que se constitua uma Comissão de Acompanhamento para cada local de prospeção, pesquisa de depósitos minerais de lítio e minerais associados ou outro minerais”.
Recorde-se que no passado mês de Julho, o Governo decidiu “excecionar” o sítio Rede Natura 2000 Serra d’Arga do conjunto de áreas a integrar no concurso para a prospeção de lítio, mas o porta-voz do movimento SOS Serra d’Arga asseg
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades