Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Como um presente de Natal a Câmara Municipal de Caminha anunciou que a fibra óptica chega a Caminha e abrange 10 mil casas.
Os técnicos da DSTelecom estão já a trabalhar em várias artérias da sede do concelho, mas «não vão ficar por aqui». À semelhança de Caminha, também Cristelo, Azevedo, Venade, Vilarelho, Seixas, Lanhelas estarão equipadas com fibra óptica no início de 2018 e esta «é apenas a primeira fase, porque mais cinco freguesias vão beneficiar desta cobertura, previsivelmente até Março do próximo ano».
«Prometemos, cumprimos: a fibra ótica expande-se, pouco a pouco, pelo concelho de Caminha”, refere o presidente da Câmara, Miguel Alves, que também acrescenta «assumimos um compromisso eleitoral com a população que estamos, uma vez mais, a cumprir. Há muito tempo que o concelho de Caminha ansiava pela fibra óptica . É importante para o dia-a-dia das famílias (isso vai notar-se rapidamente na casa das pessoas, na gestão de televisão e internet) mas é sobretudo fundamental para as empresas».
Uma parceria entre a Câmara Municipal e a DStelecom permitiu melhorar para quase toda a população do concelho a capacidade de tráfego de voz, vídeo e dados de alta velocidade.«Trata-se de um modelo de negócio multioperador pioneiro na Europa, e que permite disponibilizar serviços e soluções de conetividade, através de uma rede neutra e aberta, às populações e às empresas em 90 municípios”, refere a DStelecom.
Os trabalhos estão a decorrer e está prevista a cobertura de 12 freguesias em duas fases. Para já, como referimos, serão contempladas Caminha, Cristelo, Azevedo, Venade, Vilarelho, Seixas, Lanhelas. Na fase seguinte, a fibra ótica chegará a Moledo, Vila Praia de Âncora, Vile, Riba de Âncora e Âncora.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades