May 8, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2441 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1674 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1645 Crónicas

Pai. Funções Benéficas…

Mar 19, 2024 Hits:1476 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2507 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1830 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3802 Opinião

Crónicas de uma Portugue…

Mar 11, 2024 Hits:2345 Crónicas

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1506 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1467 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1095 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1314 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1333 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1601 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2470 Opinião

Incêndios: Recuperação de empresas da região de Viseu exige investimento de 250 ME



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Viseu, 03 nov (Lusa) – A recuperação da capacidade produtiva das empresas da região de Viseu que foram afetadas pelos incêndios de outubro exige um investimento de 250 milhões de euros, estima o Conselho Empresarial.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o presidente do Conselho Empresarial da Região de Viseu (CERV), João Rebelo Cotta, refere que “é de todo o interesse que estas empresas iniciem o mais rápido possível a sua recuperação produtiva”.

“Tal exige que os empresários mantenham o impulso empreendedor e que o Estado crie as condições para incentivar o investimento, acelerar a recuperação e permitir que as medidas excecionais apresentadas pelo Governo sejam céleres e cheguem aos seus destinatários”, defende.

No entender do CERV, deveria ser “estruturado um programa de relançamento económico e social da região de Viseu que inclua as várias atividades económicas e que permita potenciar os meios destinados a este território”.

“Este plano de emergência e de recuperação económica passa por decisões céleres do Governo, pelo acionamento dos meios financeiros adequados e por uma estrutura próxima, em diálogo com as autarquias e associações empresariais”, propõe.

Segundo João Rebelo Cotta, o CERV está “disponível para colaborar com todas as entidades regionais e nacionais envolvidas nesta matéria, para que as medidas propostas pelo Governo sejam eficazes na sua implementação”.

Uma maior aposta na proteção e aproveitamento de todas as potencialidades da floresta, “através de medidas de gestão integrada, valorizando as ações que promovam as funções ecológicas, sociais e culturais dos espaços florestais, em articulação com a implementação de medidas de prevenção e gestão estratégicas de risco de incêndio”, é outra proposta que deixa.

O CERV contabilizou centenas de empresas “diretamente atingidas pelos incêndios, algumas com a destruição completa de fábricas e explorações agrícolas, pecuárias e agroindustriais”.

Trata-se de “um número significativo de empresas que viram a sua capacidade produtiva fortemente reduzida e, por conseguinte, um impacto social significativo, quer nos trabalhadores diretamente afetados, quer na economia regional e nacional”, acrescenta.

Na sua opinião, a situação de interioridade da região de Viseu “potencia ainda mais os impactos com a perda de empresas e os respetivos postos de trabalho”.

“Existe todo um ecossistema económico-social, local e regional que depende direta e indiretamente das empresas atingidas e dos seus trabalhadores”, alerta.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Author: Agência Lusa / PortugalEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 1549 guests and no members online