January 2, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2099 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1359 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1351 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2127 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1457 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3467 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1166 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1111 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:794 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1002 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1027 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1096 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2102 Opinião

Investimento supera os 8 milhões de euros em Caminha - oposição fala em “jogo político”



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Ontem foi aprovado com os votos da maioria socialista o plano e investimento para o concelho de Caminha no próximo ano e o executivo salienta que “o investimento previsto supera os 8,5 milhões de euros, com uma fatia da ordem dos cinco milhões a ser absorvida pela área da Educação.

“Como referimos, a Câmara prevê uma despesa de capital para o próximo ano de 8.5 milhões de euros sendo que a esmagadora maioria desse valor está relacionado com aquisição de bens de capital, ou seja, investimento puro, com destaque para a área da Educação, em que o orçamento para 2020 assume a concretização de três dos investimentos mais importantes do mandato e, certamente, desta década, refere Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha.

Em causa está a obra da Escola Secundária Sidónio Pais, que tem um orçamento de 3.5 milhões e que prevê despesa, já em 2020, de 2 milhões de euros. A obra poderá arrancar ainda este ano.

O investimento na educação também passa pela construção da Escola Básica de Vila Praia de Âncora, “dando cumprimento a um velho anseio da população que assim terá um equipamento específico para as crianças do primeiro ciclo do ensino básico”, sublinhou o líder da autarquia caminhense.
Por outro lado, uma das intenções na despesa corrente, e sobretudo a rubrica relativa à aquisição de bens e serviços, é que haja uma “diminuição substancial”.

“Não corresponde à realidade” e serve para “fazer jogo político”, é como os vereadores do Partido Social Democrata classificam o orçamento para 2020 da Câmara Municipal de Caminha. “Neste orçamento existe a manutenção da despesa corrente avultada, não estão contempladas as dívidas do Município , nem os dois empréstimos que irão pedir para tentarem fazer face ao estado de falência em que se encontra atualmente a Câmara Municipal de Caminha”, referem em nota.

Entre as razões que levaram esta força política a votar contra este plano e orçamento destacam que este “executivo para cumprir promessas eleitorais, aumentou em mais de 45 pessoas o quadro de pessoal. Algumas pessoas e funções são de facto necessárias, no entanto existem muitas funções que não fariam falta. Um Município como o de Caminha conta, por exemplo e para que se perceba do que se fala, com dois arqueólogos. Um deles entrou actualmente , como muitos outros técnicos superiores, para os quadros da Câmara , ao abrigo do PREVPAP, depois de ter sido escolhido pelo actual executivo para prestador de serviços”.

Segundo, ainda, os vereadores sociais democratas não existe estratégia nem preocupação com o concelho pois “mantêm mesmo em estado de falência, uma verba avultada para assessorias e festas em contralinha com a proposta de redução de verbas na área da limpeza urbana, alegando que esse factor não corresponderá a menor cuidado”.

“Agora, por via destas más decisões são, agora, os caminhenses chamados a pagar os devaneios políticos. As pessoas agora pagam o IMI a dobrar, retêm mais IRS em favor do Município e terão de pagar faturas de água e recolha de resíduos sólidos avultadíssimas.

E, atenção, os caminhenses já foram avisados de que a factura da água ainda irá aumentar mais”, sublinham.
Os vereadores da oposição na câmara de Caminha vaticinam que “Caminha continuará, à luz deste orçamento vazio e irreal, sem rumo nem mudança de paradigma”.

 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 342 guests and no members online