Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Orçamento Participativo Jovem de Portugal é uma iniciativa do Governo que disponibiliza 500 mil euros para apoio a projectos propostos e decididos por jovens com idades entre os 14 e o 30 anos, inclusive.As propostas foram apresentadas esta segunda-feira, na praia de Vila Praia de Âncora um dos encontros de participação previstos no OPJP.
As áreas temáticas elegíveis este ano são o desporto inclusivo, diálogo intergeracional, inovação cultural e sustentabilidade ambiental, podendo cada projecto atingir um montante máximo de 100 mil euros.
Os projectos apresentados pelos jovens de Caminha incidiram em duas das áreas, o desporto inclusivo e a sustentabilidade ambiental. Um dos grupos de jovens que se formaram pretende reflorescer o Minho, em ligação com o Foundation Fest – Nature, Love & Music, um novo festival cuja primeira edição decorrerá no próximo ano, e que foi apresentado recentemente na praia das Azenhas, em Vilar de Mouros. É descrito como um evento de cariz social e de consciencialização ecológica, onde uma percentagem da bilheteira reverterá a favor da reflorestação das zonas ardidas do concelho de Caminha.
Já o outro grupo de jovens estão unidos pelo desporto e pela prática do remo e pertencem ao Sporting Clube Caminhense, pretendem condições para alargar a prática da modalidade, sobretudo na área da formação, e o seu projecto passa pela aquisição de novas embarcações.
O terceiro grupo quer aproveitar as condições naturais do território e “desenhar” percursos por terra, mas também aquáticos.
Estes e outros projectos vão constar do portal do Orçamento Participativo Jovem de Portugal.
Na sessão realizada esta segunda-feira foi também assinado o protocolo que oficializa a operacionalização, no concelho, do Minhocleta, projeto de Marta Silva e Joana Amorim. O Minhocleta prevê a aquisição de bicicletas em regime de partilha de utilização, que serão disponibilizadas em locais a designar, nos territórios de Viana do Castelo e Caminha, para uso gratuito.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades