April 29, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2397 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1608 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1601 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2494 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1819 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3789 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1445 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1448 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1039 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1300 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1285 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1553 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2450 Opinião

Pescadores de Caminha e Viana do Castelo exigem compensação “justa” por INSTALAÇÃO DE PARQUE EÓLICO FLUTUANTE



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Cerca de 90 pescadores de Caminha e Viana do Castelo queixam-se de estarem a ser discriminados nas compensações atribuídas pelos prejuízos causados pela instalação de um parque eólico flutuante em Viana do Castelo.

No passado dia 31 de Julho uma delegação de pescadores foi recebida na Câmara Municipal de Viana do Castelo pelo autarca José Maria Costa. Estes homens do mar avisam que se as suas exigências não forem atendidas poderão avançar com medidas de "força".

Espera-se agora o agendamento da reunião com o Governo para reabrir a porta do diálogo e encontrar uma compensação justa para os pescadores de embarcações locais.

Os pescadores de embarcações locais sentem-se revoltados por terem ficado de fora do acordo da compensação de um milhão de euros que a Windplus, titular da Utilização do Espaço Marítimo Nacional, negociou com a associação de pescadores Vianapesca, para compensar os armadores potencialmente afetados pela instalação do WFA.

Segundo se sabe a associação que negociou com a concessionária do parque eólico a compensação de um milhão de euros representa cerca de 10% dos pescadores da região, e quem indicou a Vianapesca para dar a cara pela comunidade piscatória, desconhece-se …

Augusto Porto, presidente da Associação de Pesca Profissional de Pescadores do rio Minho e Mar, com sede em Caminha, explica que a implantação” do parque eólico flutuante “afecta mais de 10% da área de pesca das embarcações locais. E, adianta, ainda que os pescadores sentem-se “completamente postos de parte quando nenhum um euro é chamado às nossas comunidades e vemos 16 barcos que foram afectados em milésimas da sua área de pesca a serem compensados com um milhão de euros”.

Recordar que o Windfloat Atlantic (WFA) é um projeto de uma central eólica ‘offshore’ (no mar), em Viana do Castelo, orçado em 125 milhões de euros, coordenado pela EDP, através da EDP Renováveis, e que integra o parceiro tecnológico Principle Power, a Repsol, a capital de risco Portugal Ventures e a metalúrgica A. Silva Matos.

Em que consiste a tecnologia WindFloat? É um projecto que elabora exploração do recurso eólico em águas profundas. Esta tecnologia permite a exploração do potencial eólico no mar, em profundidades superiores a 40 metros O foco de inovação do projeto baseia-se no desenvolvimento de uma plataforma flutuante semi-submersível e triangular, com origem na indústria de extração de petróleo e de gás, onde assenta uma turbina eólica com vários MW de capacidade de produção.

A plataforma flutuante fica ancorada ao leito do mar e a sua estabilidade é conseguida através de um sistema de comportas que se enchem de água na base dos três pilares, associadas a um sistema de lastro estático e dinâmico.

O presidente da Associação de Pesca Profissional de Pescadores do rio Minho e Mar, Augusto Porto, foi peremptório em não baixar os braços em mais esta luta e na procura de uma compensação “justa” …

 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 501 guests and no members online