Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
“Caminha por uma ligação rodoviária no Rio Minho, é a petição que está disponível em papel e na plataforma da Assembleia da República e foi lançada por José Presa, Liliana Silva e Paulo Pereira, os eleitos social-democratas da Câmara Municipal de Caminha.
O objectivo será alcançar quatro mil assinaturas de modo a que o projecto de uma conexão entre Caminha e La Guardia seja discutido na Assembleia da República.
Recorde-se, que o anseio da construção de uma ponte sobre o rio Minho não é novidade. A deputada Liliana Silva já sublinhou que a construção desta travessia iria “potenciar a economia do concelho, atraindo "grandes empresas" e potenciando a "proximidade" da ligação à autoestrada A28.
"Apenas nos falta a ligação transfronteiriça que permita esse escoamento e trocas comerciais com a Galiza".
O desafio já foi lançado ao primeiro-ministro português, António Costa, em virtude de no próximo mês de Julho acontecer a cimeira luso ibérica e o tema da nova ponte no rio Minho deveria estar sobre a mesa.
Por outro lado, no final do ano passado na sua tomada de posse o presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Caminha, José Luís Lima, defendeu a construção de um túnel de atravessamento do rio Minho para ligar aquele município ao vizinho galego de A Guarda. O líder concelhio manifestou na altura que acredita que, mesmo sendo "um projecto arrojado", será viável a criação de uma ligação semelhante ao "eurotúnel" do Canal da Mancha”.
Actualmente, Caminha e A Guarda são ligadas por ferry-boat, mas não é novidade o anseio de que seja construída de uma nova ponte sobre o Minho.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades