Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A praia de Moledo, em Caminha, está a ser alvo de uma intervenção para recompor o areal a Norte, onde há seis anos foram colocados geotubos de defesa da erosão costeira.
Este é um investimento de cerca de 30 mil euros da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente, que prevê "o reperfilamento da praia e reforço da proteção dos geotubos existentes com recarga de areias". "O objectivo é repor as melhores condições para a prática balnear na zona mais a norte da praia e proteger o cordão dunar e a costa", informou a Câmara Municipal de Caminha em comunicado.
Esta intervenção também pretende "mitigar os impactos paisagísticos e a exposição do material dos geotubos às radiações ultra violeta". E "afastar a hipótese de vandalismo", reforçou a autarquia caminhense.
Recordar que em 2014 foi efectuada uma intervenção na praia com a introdução de geotubos, um método natural e inovador , que resoltou eficaz. " os trabalhos resultaram da forte erosão que motivou um acentuado recuo da duna a norte da estrutura que está implantada desde os anos 40 na marginal urbana de Moledo. Na altura, estava em perigo o arruamento marginal e diversas moradias a nascente deste".
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades