Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Romaria de S. João d' Arga é uma Maravilha da Cultura Popular Oh meu rico São João d’Arga / Casai-me que bem podeis /Já tenho teias de aranha/Naquilo que bem sabeis. Os minhotos quiseram e as gentes do concelho de Caminha e da serra também e aconteceu!
A romaria de S. João de Arga foi considerada uma das 7 maravilhas da cultura popular. A Romaria de São João d’Arga realiza-se anualmente, desde há vários séculos, no Santuário de São João d’Arga, local onde se encontra a capela com o mesmo nome.
Este ano, excecionalmente e por causa da pandemia, não se realizou. Esta romaria genuína no concelho de Caminha, concretamente na serra de Arga, é conhecida, principalmente, pelas suas danças e cantares e pela beleza típica dos trajes coloridos das suas romeiras.
O Mosteiro de São João D’Arga, no coração da Serra D’Arga é o ponto de encontro e o destino dos grupos – rusgas – que se juntam e partem rumo à festa. Assiste-se à chegada de grupos – as rusgas – oriundos do concelho de Caminha, dos concelhos vizinhos assim como de diversos pontos do país e da Galiza e que outrora percorriam caminhos da serra descalços.
Juntam-se romeiros e peregrinos ao som de concertinas,cantando e dançando, onde não dispensam o merendeiro para prestar homenagem ao patrono de Arga de São João e dando início à caminhada na tarde de 28 de Agosto.
No trajecto há uma paragem obrigatória junto do penedo dos namorados, onde os solteiros atiram uma pedra ao penedo e se ela lá ficar é sinal de que casará no ano seguinte.
Chegados ao recinto da romaria, após um longo caminho, é ritual imprescindível dar três voltas à capela, a pé ou de joelhos, conforme a promessa feita, seguida pela entrada na capela para beijar o Santo e deixar duas esmolas, uma ao santo (São João Baptista) e outra ao diabo, uma tradição que muitos romeiros ainda mantém.
A ladear a capela encontram-se os quartéis construídos para abrigo dos romeiros ou peregrinos que acorriam à festa cansados do bailarico que continua pela noite dentro.
A romaria tem início no dia 28 de manhã com as celebrações religiosas. Às 10h00 entra a banda de música no recinto, seguindo-se a eucaristia e sermão.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades