
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Guimarães, Braga, 07 set (Lusa) - O Claraboia - Feira de Coisas e Festival de Ideias, evento que decorre sábado em Guimarães, vai juntar à reflexão sobre temas como ambiente, voluntariado ou igualdade de género, a música, o artesanato, entre outras atividades, indicou hoje a organização.
"Tudo para todos num evento para curiosos, opinantes e/ou especialistas. Um evento onde todos cabem", descreve o convite para o Claraboia - Feira de Coisas e Festival de Ideias que é organizado pelo Núcleo de Inclusão, Comunicação e Média, uma organização fundada em 2015, sedeada em Guimarães, distrito de Braga, e registada no Instituto Nacional de Reabilitação.
Em causa um evento de entrada gratuita que decorre das 11 às 17:00 na sede do Grupo Recreativo 20 Arautos de D. Afonso Henriques, no ‘coração' da cidade de Guimarães, destacando-se a vertente "Conversas Informais" que conta com mais de uma dezena de intervenientes de várias áreas e representantes de diversas associações e projetos.
O "Voluntariar - sim ou não?", painel que pretende responder a perguntas como "Qual é a linha que separa o voluntariado de trabalho gratuito?", decorre das 11 às 12:00.
Já o "Guimarães Verde?", sessão sobre as questões ambientais, está agendado para as 12:00, enquanto o painel "Desigualdade de género" começa às 15:00.
Por fim, para responder a questões como "qual a diferença entre expatriado, emigrante e refugiado?" ou "Guimarães é uma cidade intercultural?", bem como "o que é o choque cultural?", vai decorrer às 16:00 a conversa "Sabemos receber?".
Paralelamente, ao longo do dia, no Claraboia - Feira de Coisas e Festival de Ideias há um "Cantinho do Voluntariado", espaço criado com o objetivo, descreve a organização, de "estabelecer parcerias e mostrar o trabalho que é realizado tantas vezes de forma anónima e nos bastidores, mas que ajuda a salvar vidas, inverter caminhos, criar laços, empoderar cidadãos, transformar realidades, pessoas, culturas, vivências".
Somam-se mostras de artesanato, oficinas de trabalhos manuais, num "espaço de convívio e de debate descontraído", conforme descreve nota do Núcleo de Inclusão, Comunicação e Média, estrutura que, entre outros projetos, gere a Plural&Singular, portal noticioso dedicado à área da deficiência e inclusão.