
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Gelataria Cremosi, R. do Passeio Alegre, 372 (na Cantareira), Foz do Douro.
Citando Manuel Mendes em “Roteiro Sentimental: Douro” (Sociedade de Expansão Cultural, 1964):
“E nas minhas visitas à Foz raro é que não vá à Cantareira, espreitar a casa em que nasceu Raul Brandão…meu mestre e meu amigo – deslumbramento inesquecível da minha juventude de incipiente sonhador, que ele acalentou a um fogo ardente e magnífico.
É uma ruazinha estreita e sinuosa a que deram o nome do escritor. A pequena casa tem dois pisos, as janelas e as portas emolduradas de grossa cantaria de granito. Nunca sequer ali tentei entrar, porque não sei quem hoje lá mora, quem habita debaixo daquelas telhas, e temo que me confranja o que irei ver…
… as coisas decerto mudaram, estão irreconhecíveis. Não encontro quase nada do que aprendi nos momentos de evocação que de repente surgem, aqui e ali, nalguns passos da obra. O tempo se encarregou de transformar de todo as coisas, varrer como uma onda o que ainda restava do passado, não muito distante, mas que bem digno era de ser conservado na reconhecida memória dos homens.
… Olho para a casa e para o largozito com a igreja, onde não vislumbro toque de encanto sequer, e julgo que um vento de desdém tudo arrasou.…”