
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Após dois anos de interrupção por causa da Covid – 19, as Marchas de S. João regressaram no passado sábado, á vila de Ponte de Lima, no âmbito do programa festivo junino.
Com numerosas centenas de público a assistir ao longo das principais artérias da zona antiga da vila, durante uma hora o espectáculo de luz, côr, animação, folia e artes do papel, do plástico e outros materiais decorativos de carros alegóricos, fizeram da sede do concelho a capital do Alto Minho no S. João.
Com três freguesias a representarem a tradição, respectivamente Correlhã, Seara e S. Pedro de Arcos, a participação esteve superior relativamente a anos anteriores. A primeira localidade, onde a vivacidade do tema desde meses envolve seus moradores, os grupos folclóricos e famílias já vivenciadas nesse trabalho anual, dignificante da localidade e concelho. também a Seara melhorou consideravelmente a sua representação; referimo – nos à indumentária, animação e dois figurantes de relevo internacional: a Miss Viana, também dama da Miss Queen Portugal e premiada a semana passada no Kosovo na participação para Miss da Paz no Mundo, Soraia Barbosa entronou a representação, como convidada de honra. Igualmente, a presença duma referência no futebol internacional: Virgílio Fernandes, Treinador Adjunto do All Nassar, de Riade, Emirados Árabes Unidos, esposa e filho.
E, finalmente, a freguesia de S. Pedro de Arcos, onde também um - refresh - geral da representação tornou –a mais viva, animada, multicolor de trajes, arcos e demais adereços.
Um serão de Sábado, diferente, prolongado, onde o regresso dos Limianos à rua era notório até madrugada dentro, após as limitações decretadas pela pandemia.