
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A vila de Ponte de Lima será palco no próximo dia 15 de Junho, de mais uma Corrida da Vaca das Cordas, uma espécie de tourada á corda, que percorrerá as principais ruas e praças do centro histórico.
O espectáculo inicia-se pelas 18,00 h, com a largada do touro da Expolima, o Parque Municipal de Exposições, junto da Alameda de S. João. O cornúpeto segue para a Igreja Matriz, para cumprir as tradicionais três voltas ao templo, e depois de mais umas algazarras, corridas, atropelos e quedas de aficionados, o bicho segue para o areal…
Com o anunciado evento, milhares de nacionais e estrangeiros rumarão, como habitualmente a Ponte de Lima, onde para além da festa pelas artérias da urbe, também são aguardados comensais em grande quantidade para saborear as tradicionais iguarias da terra: arroz de Sarrabulho, bacalhau de Cebolada, rojões à minhota… Pelas esplanadas e outros espaços similares de lazer e convívio, jorrará a cerveja, o loureiro e outros quejandos alimentos líquidos!
A edição da Vaca das Cordas deste ano, cumpre a decisão orçamental sugerida pelo saudoso Presidente Fernando Calheiros; trata-se de ser o cofre municipal a pagar habitualmente cerca de 2500 euros pelo animal, evitando assim peditório em arruada de dia do espectáculo e anteriores.
Para o cumprimento da tradição, diferente da multisecular, pois essa encontramo – la já documentada em 1605, a “nova” remonta a cerca de 1935, tudo foi acorado num encontro do actual líder do executivo, Vasco Ferraz e a Associação dos Amigos da Vaca das Cordas, coordenada por Aníbal Varela.
Outros tempos, era obrigação do marchante que abastecesse anualmente a vila de carne, oferecer touros para a Festa de Corpo de Deus. Por exemplo, a Câmara em reunião de 23 de Maio de 1685, acordou com o fornecedor Inácio Fernandes, de Barcelos, a entrega de “quatro touros para o Corpo de Deus “, tourada habitualmente realizada na véspera do dia festivo.