
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Presidente do Município destaca forte impacto cultural e socioeconómico de evento-âncora, inspirado no Lenço de Namorados
O Município de Vila Verde inicia na próxima terça-feira a programação do Mês do Romance, com um conjunto diversificado de atividades que se estende ao longo de todo o mês de fevereiro, tendo sempre como referência inspiradora o Lenço de Namorados - o ícone identitário do concelho.
A Gala Namorar Portugal é o ponto alto de um verdadeiro roteiro turístico-cultural, que passa por diferentes localidades e pontos do concelho e da região Norte do País. As ações programadas vão desde exposições e workshops, a saraus de poesia, música, trilhos e atividades ambientais, a par da apresentação de novos produtos inspirados nos motivos dos Lenços de Namorados.
A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, destaca a importância de retomar um evento-âncora para o concelho, evidenciando “a forte dinâmica cultural, social e económica que sustentam e impulsionam a programação do Mês do Romance e a marca Namorar Portugal”.
A autarca salienta o leque variado de parceiros, com particular destaque para as empresas e artesãos, que ao longo do programa vão apresentar produtos que se diferenciam pela mais-valia que representa o recurso aos motivos dos Lenços de Namorados.
“É o resultado da aliança entre a inovação e a tradição, com grande sucesso e dimensão cada vez mais alargada no mercado”, como frisa Júlia Fernandes.
Os setores abrangidos vão desde a doçaria e gastronomia, à indústria têxtil e de vestuário, cerâmica, beleza e estética, entre outros, com produtos que poderão ser conhecidos ao longo desta esta 12ª edição do Mês do Romance.
Orgulho no passado e mais moderno
A presidente do Município de Vila Verde aproveita para reiterar a aposta na valorização das potencialidades do concelho, com “um vasto e rico património natural, histórico e cultural, assim como económico, industrial e, sobretudo, humano”.
“Temos um grande orgulho na nossa identidade que, ao longo dos tempos, soubemos criar e promover. A valorização do passado e este gosto que temos pelas nossas tradições têm um papel fulcral nos esforços de modernização do concelho e na estratégia para assegurarmos um território sempre mais moderno e ainda mais inclusivo”, assume Júlia Fernandes.
Reforçando o impacto do Mês do Romance, a autarca explica que a estratégia de desenvolvimento sustentado para o concelho assenta em pontos como “a dinamização económica e a criação de emprego, a inovação, criatividade e empreendedorismo”.
Acrescem ainda, como áreas prioritárias, “a forte aposta no turismo – sobretudo no turismo de natureza –, o potencial dos rios que são fonte de riqueza e devem ser cada vez mais valorizados, o investimento no mundo rural, nos agricultores e nos setores agrícola e florestal”.