
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Ontem a noite as coisas correram mal para o futebol português, e isso é muito mau para o nosso ranking coletivo, e para a nossa imagem como uma grande nação do futebol.
O Sporting Clube de Portugal jogou contra o FC Barcelona de Espanha. O Barcelona é uma das duas equipas que representam a cidade de Barcelona. Das três equipas em campo, a pior foi sem dúvida, a equipa de arbitragem. Falar em colinho, dualidade de critérios ou incompetência, será sempre um eufemismo.
O Sporting esteve bem, sofreu um autogolo e teria merecido o empate. O Barcelona sofreu com a ausência de Neymar e de Messi. O jogo esteve equilibrado, com domínio de parte a parte; mas há que reconhecer que Rui Patrício foi essencial para o facto de a derrota não ter sido por número muito superiores. Afirma-se claramente como o melhor guarda-redes do mundo. Mathieu, que por ironia do destino veio do Barcelona, foi claramente uma peça chave na defesa do Sporting. Nada esta ainda decidido, há que manter viva a esperança; em princípio não será o líder do grupo, mas o apuramento para a Champions League ainda é possível.
A Juve Leo Bélgica organizou um jantar para assistir ao jogo, e é impressionante ver como esta estrutura tem vindo a crescer e como acompanham em Portugal e por toda a Europa o seu clube.
O Sport Lisboa e Benfica teve ontem a noite na Suíça um resultado para esquecer. Mas 0-5 ou 0-1, é a mesma coisa, a diferença só importante para o goal average e para o estado anímico da equipa. Em Bale, o Benfica meteu-se num buraco; mas ainda se pode apurar para a próxima ronda. Matematicamente é possível. Eu acredito.
Hoje temos as equipas do Minho contra duas equipas Turcas; desejo vitórias para ambas, sobretudo para o Braga. Portugal tem que manter o ranking que lha da acesso a entradas directas na Champions League e temos uma certa responsabilidade como campeões da europa.
A UEFA tem o dever de garantir uma arbitragem de qualidade, e o que vimos em Alvalade; não é digno de um torneio europeu. Não Inglaterra, este tipo de situações não acontecem. Ainda há muita coisa a mudar na UEFA e na FIFA.
Ainda há muito campeonato pela frente e esperemos que ainda haja muitos jogos da Champions League e da UEFA para as equipas Portuguesas.