Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A eurodeputada Cláudia Aguiar, eleita na lista do PSD pela quota da Madeira ao Parlamento Europeu, questionou anteontem a Comissão Europeia sobre a aplicabilidade do subsídio de 1,2 milhões de euros à TAP.
Membro da comissão de Transportes e Turismo e do Grupo PPE (Partido Popular Europeu), a parlamentar deseja saber se está assegurada a “distribuição equitativa geográfica das rotas”, ou reduzi – las? Em causa estão também as ligações da companhia aérea nacional de / e para os aeroportos do Porto e Faro, e Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, referiu Cláudia Aguiar.
Recorde-se, que o executivo europeu de Ursula Van Der Leyen aprovou em 10 do corrente, o financiamento à TAP através da decisão SA 57369, pelo que se colocam questões inerentes a tal comparticipação de Bruxelas.
Os comissários de Turismo, Thierry Breton, e dos Transportes Adina Ioana Vãlean, terão agora de pronunciar – se sobre a pergunta escrita da eurodeputada portuguesa, documento também subscrito pelos colegas de bancada: José Manuel Fernandes, Paulo Rangel, Maria da Graça Carvalho, Lídia Pereira e Álvaro Amaro.
Esta é a terceira vez no presente ano, que a eurodeputada funchalense interroga Bruxelas sobre a actividade da TAP, recordemos.
Anteriormente, em sessão plenária do Parlamento Europeu do mês de Abril, Cláudia Aguiar pronunciou-se sobre o serviço público da transportadora aérea nacional entre o Continente e a Madeira, pelos “preços elevados “que pratica em períodos de maior procura, como a Páscoa!
Cláudia Monteiro de Aguiar, antes de rumar a Bruxelas foi deputada á Assembleia da República pelo círculo eleitoral da Madeira entre 2011 – 2014. Formada em Sociologia pela Universidade do Minho, possui também uma Pós – Graduação em Marketing e Comunicação (frequentada no Instituto Politécnico de Leiria), tendo exercido funções de dirigente nesse sector num conhecido grupo hoteleiro.