
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Os deputados europeus do Bloco de Esquerda integrarão as comissões recém criadas pelo Parlamento Europeu.
Marisa Matias foi nomeada membro efectivo da Comissão de inquérito sobre a protecção dos animais durante o transporte (ANIT) e José Gusmão será membro suplente da Subcomissão dos Assuntos Fiscais (FISC)
A Comissão FISC, é uma subcomissão permanente da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários, e é a concretização de uma das recomendações do relatório da Comissão Especial TAX3 no final da anterior legislatura, que considerava essencial a existência de uma comissão permanente dedicada aos assuntos fiscais, nomeadamente ao combate às práticas de fraude, evasão e elisão fiscal. Após a sua nomeação José Gusmão declarou que “a tarefa desta Comissão é provavelmente a mais difícil dos próximos anos: vencer a barreira dos lobby mais poderosos do planeta e dos Estados que se colocaram ao seu serviço, dentro e fora da União Europeia”. O deputado do Bloco de Esquerda será o coordenador do grupo parlamentar da Esquerda Verde (GUE/NGL) nesta comissão.
Quanto à Comissão de inquérito de protecção dos animais durante o transporte, irá avaliar as responsabilidades dos Estados Membros e da Comissão Europeia na implementação e aplicação da legislação europeia relativa ao transporte de animais vivos, dentro e fora da UE. Sobre a sua nomeação para esta comissão Marisa Matias reafirmou que “nenhum projecto de sociedade estará completo se não tivermos em conta o bem estar animal” e acrescentou que “acabar com a crueldade no transporte dos animais é um dos passos essenciais”.
Os trabalhos das novas comissões terão início em Setembro.