
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Evolução, impacto e futuro do webjornalismo face às evoluções tecnológicas
O jornalismo tem passado por transformações significativas nas duas últimas décadas.
Face às evoluções tecnológicas, as mudanças ameaçam mortalmente os velhos e tradicionais jornalismos escrito, radiofónico e televisivo.
O jornalismo on-line explora todas as potencialidades, com abrangência e em tempo real, oferece webnoticias com objectividade permitindo ao leitor informações com credibilidade jornalistica, com suportes completamente novos e praticados pela maioria dos actuais meios de comunicação social (televisões, radios e jornais), como uma forma legítima de jornalismo.
O Club de la Presse, na semana economica do Mediterrâneo, em Marseille, organizou uma conferência sobre este tema considerando que os velhos jornalismos, sobretudo jornais em formato papel, deverão adaptar-se às novas evoluções tecnologicas, com novas ferramentas de trabalho, no contexto do webjornalismo, determinando uma comunicação global e actual, indo deste modo ao encontro dos seus leitores, satisfazendo as suas necessidades.
Os conteudos jornalisticos ns redes sociais contribuem na reconfiguração do webjornalismo e são um processo que permite conexão movel e fixa a uma velocidade que o publico consumidor exige.
Esta metodologia jà adoptada por muitos jornalistas, com conhecimentos essenciais, teóricos, técnicos e práticos, tem sido uma solução adequada aos objetcivos da maioria dos orgãos de comunicação social.