Menubar

April 6, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2351 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1527 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1543 Crónicas

Pai. Funções Benéficas…

Mar 19, 2024 Hits:1398 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2447 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1665 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3632 Opinião

Crónicas de uma Portugue…

Mar 11, 2024 Hits:1845 Crónicas

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1355 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1403 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:961 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1195 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1469 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2408 Opinião

Onde estava no dia 25 de Abril de 1974?

O Homem: um ser limitado



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Refletir, elaborar e aplicar um “Código de Moralidade” está ausente dos objetivos do presente trabalho e das preocupações do seu autor, porque: incongruente com a natureza humana, em geral; inexequível para o autor, em particular. Reconhecer a incapacidade para assumir uma prática sistemática, traduzida num comportamento moralista, assente na honestidade absoluta, nas tradições dos alegados bons-costumes, na moral e pudor públicos, entre outras posturas, é por si só um ato corajoso, embora incompreensível e criticável pelos puristas, moralistas e perfecionistas, porque atingir valores absolutos, provavelmente, ainda não é uma faculdade humana, fisicamente considerada, estando reservado a entes espiritualmente divinizados e, obviamente, ao próprio Deus.

A incapacidade para o homem alcançar os absolutos não significa, de modo algum, uma situação de total relativismo, porque dentro das limitações humanas, existem situações, princípios, valores, sentimentos, emoções, deveres e direitos que não devem ser relativizados, de contrário, duvidar-se-ia das realizações que a ciência, o conhecimento, a técnica e os resultados concretos, têm revelado ao homem; este duvidaria, no limite, da sua própria existência.  

O que se pretende alertar é para a precariedade da espécie humana, com o dramatismo que lhe é dado viver, justamente por conhecer as suas próprias insuficiências e limitações concretas. Afigura-se, portanto, difícil, afirmar que uma determinada pessoa é, absolutamente, ética, moral, honesta, perfeita ou qualquer outro atributo sublime. Decididamente, o autor desta reflexão, não o é.

Que alguma pessoa se possa arrogar o direito de ser, enquanto pessoa humana, superior a outra, parece uma atitude incorreta, desfasada da realidade que é dado verificar, pelo estado do conhecimento atual a que foi possível chegar. Qualquer comportamento xenófobo, etnocêntrico, racista, narcisista, isto é, discriminatório, constitui um retrocesso e um perigo para a construção de uma sociedade humana, digna dos indivíduos que a compõem.

Naturalmente que cada indivíduo é uno, indivisível, constitui uma singular personalidade, é irrepetível e infalsificável. A riqueza da sociedade humana reside nesta multipluralidade de indivíduos que, utilizando o jargão popular, por ser simples e compreensível, se pode consubstanciar na fórmula: “todos iguais, todos diferentes”, o que significa, todos com idêntica dignidade, mas também todos com as suas características próprias e únicas.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Diamantino Bártolo
Author: Diamantino BártoloEmail: diamantino.bartolo@gmail.com
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 378 guests and no members online

EVENTOS ESTE MÊS

loading...

News Fotografia

 
 

Log in