Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Uma jovem chamada Olívia estava determinada a mudar de vida e escolheu Portugal para viver e trabalhar.
3 minutos de leitura
Era uma vez uma jovem chamada Olivia que morava nos Estados Unidos. Sempre foi fascinada pela cultura e pelas gentes de Portugal e um dia decidiu dar um grande salto e mudar-se para lá.
Ouviu dizer que a comida era boa, as pessoas simpáticas e que o sistema nacional de saúde português era incomparavelmente melhor que o americano, que não existe.
Maria fez as malas com todos os seus pertences e embarcou num avião para Portugal. Ao desembarcar no aeroporto, ela foi recebida calorosamente pelos funcionários do aeroporto e habitantes locais, pelo que sentiu de imediato uma sensação de pertença, apesar de estar num país novo e língua desconhecida.
Tudo era novo para Olívia – a língua, a comida, o modo de vida. Mas estava determinada a aproveitar ao máximo a sua aventura em Portugal. Ela percorreu as ruas sinuosas, observando todas as imagens, estatuárias e sons ao seu redor.
O seu primeiro grande desafio veio quando ela começou no seu novo trabalho. Ela teve que aprender uma nova cultura de trabalho e uma nova maneira de fazer as coisas, mas estava determinada a ter sucesso. Os seus colegas acolheram-na de braços abertos e ajudaram-na a adaptar-se ao novo ambiente, criando um ambiente equipa para lá do habitual entre portugueses. Ensinaram que os portugueses são despachados a resolver os problemas, são mestres na arte do desenrascanço.
Com o passar do tempo, Olívia fez novos amigos e até começou a aprender a língua portuguesa. Ela achava os habitantes locais extremamente amigáveis, e os seus amigos costumavam convidá-la para ir às suas casas para partilhar uma refeição.
Mas apesar de toda a emoção e aventura, houve momentos em que Olívia sentiu saudades de casa. Ela sentia falta da família e dos amigos nos Estados Unidos e ansiava por um ambiente familiar.
Um dia, Olívia decidiu fazer uma viagem para uma cidade próxima e ficou maravilhada com a paisagem deslumbrante ao seu redor. Ao caminhar ao longo da costa, com paisagens maravilhosas, percebeu que tinha encontrado um novo lar em Portugal. Ela estava cercada por pessoas tão gentis e por uma cultura encantadora, pelo que se sentiu grata por esta nova aventura.
Anos mais tarde, ao recordar a sua decisão de se mudar para Portugal, Olívia não conseguia acreditar no quanto a sua vida tinha mudado. Ela cresceu como pessoa, aprendeu um novo idioma e fez amizades para a vida toda num país seguro e com boa qualidade de vida. Ela sabia que, sem dar o primeiro passo, nunca teria tido a oportunidade de viver alguma daquelas experiências.