April 3, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2348 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1521 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1537 Crónicas

Pai. Funções Benéficas…

Mar 19, 2024 Hits:1396 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2445 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1633 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3613 Opinião

Crónicas de uma Portugue…

Mar 11, 2024 Hits:1831 Crónicas

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1347 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1398 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:956 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1183 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1189 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1464 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2401 Opinião

Onde estava no dia 25 de Abril de 1974?

365 dias à frente: O futuro da Ucrânia na Europa



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Volt Bruxelas, 24.02.2023 - Hoje, há exatamente um ano, começou a agressiva invasão russa, mudando a vida de milhões de ucranianos. O resto da Europa teve um despertar brusco. Após décadas de paz no continente, as notícias diárias giram novamente em torno de batalhas e crimes de guerra. Batalhas na Ucrânia entre soldados que lutam pela soberania de um lado e a anexação imperial do outro. Fora da Ucrânia, a Europa lutou com sanções, com o aumento dos preços da energia e com a inflação, e com a contradição de que a entrega de armas significa a única hipótese de paz para a Ucrânia. 

"Há um ano atrás, a Europa acordou finalmente para a realidade: Putin não vai recuar. Continuará a assassinar pessoas, a menos que seja detido pela força e ameaçado pelo fracasso. Precisamos de enfrentar essa realidade, em primeiro lugar apoiando a Ucrânia, e em segundo lugar pondo em ordem as nossas próprias capacidades de defesa através de um exército europeu", exige Damian Boeselager, Deputado do Parlamento Europeu do Volt. Trabalhou desde o início num embargo total do gás russo para apoiar os ucranianos a partir de Bruxelas. "Continuarei os meus esforços  para tornar esta guerra tão cara quanto possível a Putin, para acolher os ucranianos na Europa e para ajudar com fundos, armas e equipamento".

Por toda a Europa, as pessoas responderam de todas as formas que puderam em solidariedade e apoio aos sacrifícios da Ucrânia: Da recolha de donativos, ao protesto contra a agressão russa, ou à responsabilização dos políticos: uma grande mobilização trouxe a tão necessária ajuda humanitária, sanções, e entrega de armas. Mas há ainda muito a fazer: A Europa precisa de se unir, agora mais do que nunca!

Anastasiia Vozovych é um dos membros do Volt Ucrânia, fundado em Julho de 2022. Para ela, o futuro da Ucrânia está na UE: "Embora tenhamos uma guerra em curso, deveríamos já começar a ponderar formas de reconstruir a Ucrânia, revitalizar a sua economia, e integrar económica e politicamente a Ucrânia na família europeia. Desse modo, aproximar-nos-íamos de um futuro brilhante comum, numa Europa mais unida". 

Os desafios de hoje, não apenas limitados à guerra na Ucrânia e suas consequências, não podem simplesmente ser resolvidos com estruturas estritamente nacionais. 

Francesca Romana D'Antuono, Co-Presidente do Volt Europa, assinala a responsabilidade e o poder das acções coordenadas pan-europeias: "Ao envolver os cidadãos localmente e tomar acções políticas a todos os níveis, é possível criar um impacto positivo para a Ucrânia para além das perspectivas e interesses nacionais".

O Co-Presidente Reinier van Lanschot acrescenta: "Os nossos valores comuns como cidadãos europeus unem-nos e dão-nos força para apoiar a Ucrânia. Desde os Volters eleitos localmente em Munique, criando um clima positivo para os refugiados ucranianos, até aos nossos deputados holandeses que apelam ao governo para que garanta um apoio concreto, e o nosso Eurodeputado em Bruxelas que defende um embargo de gás russo, o Volt Europa acredita claramente que o futuro da Ucrânia está na UE!".

No nosso país, Ana Carvalho, Co-Presidente do Volt Portugal, afirma que “os efeitos da guerra chegaram até aos portugueses, quer seja nos preços da eletricidade e inflação, como no acordar da vontade de lutar contra a injustiça que vemos acontecer.” Acrescenta ainda que “Portugal une-se ao resto da Europa, queremos estar lado a lado com a Ucrânia!”. Já o Co-Presidente do Volt Portugal, Duarte Costa, relembra “que como portugueses temos um papel importante na União Europeia. Podemos e devemos pressionar os nossos políticos e representantes a defender a Europa das agressões russas.” 

É importante trabalhar intensamente em conjunto com a Ucrânia para, passo a passo, incorporar o país nas instituições, estruturas e redes da UE. Muito tem sido destruído pela Rússia - porque não reconstruí-lo tendo em mente o futuro europeu da Ucrânia? Assegurar que os edifícios e infra-estruturas seguem as directrizes da UE; aumentar os laços entre a sociedade civil ucraniana e da UE; promover os valores europeus. A posição da Ucrânia é clara: eles sentem-se europeus, e querem fazer parte da União Europeia. Cabe-nos agora, como membros estabelecidos, apoiar o nosso irmão na sua luta para ganhar a guerra contra a Rússia, por uma paz estável, próspera  e europeia.

Estamos determinados a continuar a apoiar a luta da Ucrânia por um futuro europeu, desde todos os pontos do continente, até que cada ucraniano recupere o seu direito à paz, à autodeterminação e à democracia!

Autores do texto:

Damian Boeselager, MPE Volt Europa

Anastasiia Vozovych, Co-Líder de Política Volt Ucrânia

Francesca Romana D'Antuono, Co-Presidente Volt Europa

Reinier van Lanschot, Co-Presidente Volt Europa

Ana Carvalho, Co-Presidente Volt Portugal

Duarte Costa, Co-Presidente Volt Portugal

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 373 guests and no members online

EVENTOS ESTE MÊS

Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia