April 1, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2345 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1518 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1535 Crónicas

Pai. Funções Benéficas…

Mar 19, 2024 Hits:1393 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2442 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1606 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3591 Opinião

Crónicas de uma Portugue…

Mar 11, 2024 Hits:1812 Crónicas

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1332 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1393 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:939 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1158 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1183 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1462 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2397 Opinião

Onde estava no dia 25 de Abril de 1974?

A Economia Digital do Biscate



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A economia digital do biscate faz parte da economia informal e engloba todo o pequeno serviço pontual e remunerado

3 minutos de leitura

A ideia do biscate não é nova e traduz sempre aquela situação do pequeno serviço remunerado que se faz para além do trabalho habitual ou de forma não regular. Serve para compor o vencimento ao fim do mês quando as despesas aumentam ou quando o vencimento é pequeno.

Para equilibrar a balança existem duas soluções: a) cortar nas despesas supérfluas; b) aumentar o rendimento.

Por outro lado, a biscatada faz parte da economia informal, pois muitas das vezes não é contabilizada na produção nacional, no PIB (produto interno bruto) ou quando muito é apenas estimada e nem sempre paga impostos.

É interessante perceber que a inteligência artificial, os algoritmos, a Uber, o Airbnb, as redes sociais continuam a necessitar de intervenção humana para validar conteúdos.

Por exemplo para impedir que diariamente seja publicado material gráfico extremo, como imagens e vídeos de violência extrema e de morte é necessário contratar humanos para fazer essa revisão atempada. Para além dos riscos de exposição continuada a esses conteúdos o que interfere com a saúde mental dos trabalhadores, provocando diminuição gradual da compaixão e da empatia ao longo do tempo, o valor pago à peça é baixo.

Por cada tarefa realizada e verificada pelo requerente, é pago ao trabalhador independente (freelancer) uma pequena quantia que pode variar entre 0,01 e 25 dólares. Claro que as tarefas melhor pagas são as mais procuradas, restando opções menos interessantes para quem quer começar a fazer biscates.

De acordo com um estudo publicado em 2021 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), feito a cerca de 12 trabalhadores em plataformas digitais distribuídos por 100 países, apurou que a maioria dos participantes tinha idade inferior a 35 anos, elevados níveis de formação académica e rendimentos médios de pouco mais de 3 euros por hora. Cerca de um terço afirmou que o trabalho na plataforma digital era a sua principal fonte de rendimento, com uma proporção significativa de mulheres em países em vias de desenvolvimento.

Estes não são os «nómadas digitais» que tanto sucesso têm alcançado. Assim, a economia do micro-trabalho e das micro-tarefas sob gestão algorítmica está longe de poder resumir-se ao «nomadismo digital» e contribui de forma profunda para a transformação da sociedade actual, conforme explicado no ensaio «Os Algoritmos e Nós» de Paulo Nuno Vicente.

O mercado de trabalho está cada vez mais flexível a favor do empregador, onde impera o trabalho à peça ou à hora ou à tarefa, sendo conhecidos por «colaborador» ou «freelancer», aqueles que fazem os biscates de forma independente ou autónoma.

O trabalho tradicional a tempo integral está a desaparecer para dar lugar ao trabalho precário onde trabalham para vários clientes desenvolvendo diversos projetos ou tarefas.

O surgimento das plataformas digitais de negócio vieram facilitar o crescimento da economia digital do biscate. A «uberização» do trabalho está à frente dos nossos olhos e parece ser uma alternativa para seguir pela via do trabalho independente, deixando de lado a proteção social e o sistema de saúde.

Desapareceu a segurança no trabalho, bem como os benefícios e proteções tradicionalmente associados ao contrato de trabalho a tempo integral onde existem direitos e deveres consagrados na lei do trabalho.

De facto, a própria legislação do trabalho tem vindo a remover obstáculos para permitir o crescimento da economia digital do biscate. 

Se a economia digital do biscate é a tendência para onde se dirige a maior parte da mão de obra disponível e à procura de trabalho, quais são as oportunidades que se apresentam?

O desenvolvimento de novas competências, a persistência, a deteção de novas oportunidades no mercado, em função da economia do biscate ou a orientação para segmentos de mercado com maior poder de compra. 

Chegou a economia do biscate, vamos entender a nova realidade e perceber como poderá ser transformada em oportunidade de negócio.

Como poderei acrescentar valor ao meu trabalho, ao meu projeto ou ao meu negócio?

Luso.eu - Jornal das comunidades
Joao Pires
Author: Joao PiresEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 302 guests and no members online

EVENTOS ESTE MÊS

Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

News Fotografia