
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
E que segundo a directora da OCPM, estrutura da Conferência Episcopal Portuguesa, “é aliar misericórdia à justiça”, rejeitando desigualdades e promovendo o diálogo em processos de integração. Para a directora, Eugénia Quaresma, os projectos pastorais têm de “contemplar as migrações… combater o medo e a xenofobia”.
Um trabalho colossal, com os “refugiados às portas da Europa”! Presidiu à Peregrinação o secretário da Congregação para a Educação Católica, Sr. arcebispo D. Angelo Vicenzo Zani, que proferiu sugestiva mensagem, também sobre o contexto actual de acção e mobilidade humana!
Como sempre, por essa ocasião, o santuário de Fátima encheu-se, na sua maioria de emigrantes. Em cada momento destes, os prelados colocam em evidência a Igreja enquanto primeira instituição ao serviço dos migrantes, através dos núcleos missionários presentes em cada lugar onde os fluxos migratórios foram e ainda são mais evidentes. A semana do migrante terminou com uma jornada de Solidariedade, que abrange todas as dioceses, em favor da Pastoral da Mobilidade Humana.
Nas cerimónias estiveram presentes muitos grupos de peregrinos organizados, vindos dos vários recantos do mundo! O retorno a casa é sempre de (re)conforto… Num “adeus” até para o ano!