Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
2 minutos de leitura
O custo de um cabaz básico de consumo alimentar subiu muito no último ano, observando-se grande dispersão entre os preços de diferentes variedades do mesmo produto, conforme publicação do Banco de Portugal.
O preço de um cabaz básico de consumo pode ser calculado conjugando informação sobre as quantidades de produtos alimentares considerados essenciais para indivíduos de diferentes idades e a informação sobre os respetivos preços unitários.
Estes preços foram recolhidos diariamente pelo Banco de Portugal dos principais retalhistas alimentares a operar em Portugal.
Embora os produtos contidos no cabaz estejam bem especificados em termos das suas características, estão disponíveis diferentes variedades em cada retalhista.
Tal decorre da existência de diferentes gamas e marcas, algumas exclusivas ao retalhista, o que dá origem a uma distribuição de preços em cada produto.
Em termos acumulados, no período de outubro de 2021 a agosto de 2022, o crescimento médio situou-se em torno de 15% em todos os grupos etários.
De acordo com a publicação da Deco Proteste, um cabaz de bens alimentares essenciais custa atualmente 210,83 euros, mais 27,20 euros (mais 14,82%) do que custava a 23 de fevereiro, véspera do início do conflito armado na Ucrânia e data em que iniciámos esta análise. O preço do açúcar branco subiu 17% entre os dias 5 e 12 de outubro. Atualmente, abastecer a despensa de bens alimentares essenciais já custa mais de 210 euros às famílias.
E se o crescimento médio do custo de um cabaz básico de consumo alimentar é de cerca de 15%, ou exigimos um aumento salarial dessa ordem ou é necessário fazer cortes no orçamento familiar de valor correspondente.
Assim, poderão ocorrer cortes diretamente no orçamento alimentar da família. Os hábitos alimentares estão em risco de modificar, em parte para uma alimentação mais saudável e racional. As funções sociais e emocionais dos alimentos poderão sofrer alterações, tais como eventos de gastronomia e hábitos alimentares no dia-a-dia.
Por outro lado, o valor do cabaz básico de consumo alimentar em euros é igualmente relevante.
Considerando os preços médios da semana terminada em 31 de agosto de 2022, o valor do cabaz básico de consumo alimentar foi mais elevado para o grupo dos adolescentes (168,80 euros) e mais reduzido para as crianças de dois anos (95,02 euros).
É também possível verificar que o preço dos cabazes compostos pelas variedades de produtos de preços mais altos é cerca de duas vezes e meia superior ao valor do cabaz composto por variedades com os preços mais baixos.