Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Faleceu ontem, segunda – feira, 14 do corrente, depois de prolongada doença, o Prior da vila de Ponte de Lima, Mons. José Gomes de Sousa, dignidade eclesiástica que lhe foi conferida pelo Papa Bento XVI em 2010.
Uma vida dedicada á paróquia, a Ponte de Lima, á diocese. O saudoso Padre Zé, como carinhosamente era conhecido, foi um Homem de referência, uma Figura da Igreja e um Humanista, qualidades que lhe devemos atribuir, recordar, não só como amigo bem como participante ou testemunha em numerosos actos e funções em que o conhecemos e aqui evocamos.
Com 79 anos de idade, o Prior da vila de Ponte de Lima e Arca desde 1969, o ilutre sacerdote foi chamado a desempenhar outras funções no concelho e região. Assim, era actualmente Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia, capelão dos Bombeiros Voluntários, Presidente da Direcção do Instituto Limiano – Museu dos Terceiros. Na sua folha de serviços, destacamos ainda ter desempenhado as funções de Juiz do Tribunal Eclesiástico de Viana do Castelo, professor de Geografia e de Moral nos extintos Externato Cardeal Saraiva e Ciclo Preparatório António Feijó, Vice-Provedor da Misericórdia, por exemplo.
O seu trabalho, a sua missão pastoral, cultural e de conselhos e apoios a todos que a ele acolhiam, fizeram de Mons. José Gomes de Sousa, um fervoroso amigo dos Limianos, onde viveu mais de 50 anos, recordemos!
Amanhã, quarta – feira, 16 do corrente, realiza-se o seu funeral. As solenes exéquias iniciam-se pelas 14,30 h na Matriz de Ponte de Lima, onde o corpo se encontra em câmara ardente, presididas pelo bispo da diocese, D. João Lavrador. No final, o cortejo fúnebre dirige-se para Grimancelos, município de Barcelos, sua terra natal, onde pelas 17,00 h também haverá missa de corpo presente, seguindo-se o seu sepultamento no cemitério local.