Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Após um interregno devido à pandemia, a vila minhota de Caminha hoje amanheceu com as suas ruas cobertas de tapetes de flores.
Várias foram as comissões de Caminha e Vilarelho que durante a noite trabalharam arduamente para que a tradição dos festejos do corpo de Deus fosse cumprida na confecção de tapetes coloridos e flores que perfumam a vila. E, este ano a câmara Municipal de Caminha convidou a comunidade ucraniana que está refugiada em Caminha devido á guerra também a participar na confecção do tapete que fica em frente aos paços do concelho. O molde deste tapete foi criado por Oksana Ivanchenko, ilustradora e designer.
No entanto, para que tudo estivesse pronto hoje os trabalhos já iniciaram à alguns dias isto porque foi preciso tingir materiais, cortar os verdes, desfolhar as flores e, claro, produzir os desenhos e moldes que serviram de base aos tapetes. A responsabilidade é de cada rua, ou melhor, dos seus moradores, que se organizam e, por norma, se reúnem ao serão para que nada falhe a partir da véspera do Corpo de Deus, altura em que a confeção se inicia ao final do dia e entra pela noite, até que cada rua dê por terminada a sua tarefa.
Recorde-se que, para além da religiosidade que lhe é inerente, a Festa do Corpo de Deus é um autêntico cartão de visita do concelho de Caminha.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades