Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A cidade de Loures, arredores de Lisboa, recebeu no passado domingo, a prova provada do melhor Arroz de frango de cabidela, o popular Pica no Chão, á moda de Vila Verde.
Organização do Grupo Folclórico Verde Minho, com apoio da Câmara Municipal, dez dúzias de comensais participaram no almoço regional.
Na cozinha, a coordenação do Chef Carlos Torres, jovem de 31 anos mas muito experimentado na culinária, pois posicionou-se em quarto lugar no concurso nacional realizado há meses, coadjuvado com mais seis colaboradoras da equipa municipal, prepararam a iguaria ao pormenor.
A escolha dos produtos para garantia de autenticidade começou com o transporte de 35 galos selecionados nas melhores capoeiras vilaverdenses ou quinteiros, o seu habitat natural! Depois, entre caldos, tempêros e demais preparativos, adicionado algum segredo da celebérrima família Torres, há mais de cinquenta anos no mundo da restauração, o ícone do património gastronómico lusitano chegou às mesas…
O guisado com miúdos e partes da ave estava divinal! Assim o ouvimos a vários comensais, entre os anónimos algumas figuras públicas: o eurodeputado em Bruxelas José Manuel Fernandes; a vice-presidente do município de Loures, Sónia Paixão; a presidente de Vila Verde, Júlia Fernandes, o anfitrião Teotónio Gonçalves; o da Junta de Loures e o da Casa de Ponte de Lima, em Lisboa… Nos seus discursos, vários elogios á excelente cabidela, prato que muitos repetiram, adoraram…
Componente da nossa cultura e tradição, a gastronomia nacional tem no Minho e em Vila Verde especial referência! Recordemos, para além do Arroz de Cabidela, o Pudim do Abade de Priscos (Manuel Joaquim Rebelo 1834 – 1930), natural da freguesia de Turiz, e tantas vezes chamado a confecionar banquetes para reis, bispos, políticos, fidalgos …Recordemos, entre outros, o festim na Póvoa de Varzim aquando da visita de D. Luis I a 3 de Outubro de 1887, que a imprensa e vária fidalguia nortenha fez ecoar em páginas escritas, memórias familiares!
Com seis anos de parcerias entre Ponte de Lima e Loures, com colaboração do Clube de Gastronomia da vila da Ribeira Lima, recordemos nomes famosos, do Sarrabulho e do Bacalhau de Cebolada, e agora da Cabidela, que mostraram seus dotes aos lourenses e demais participantes: Fátima Amorim, Goretti Bezerra, Paulo Santos, Diogo Nascimento, Cacilda Quesado e Manuel Viana Martins. Ah, e os colaboradores, geralmente responsáveis pelas entradas, juntamente com os elementos do Grupo Verde Minho: Armando Melo, Filipe Matos, António Sousa e Rui Melo