Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Depois do sucesso atingido o ano passado, a realização este ano do FACHA ROMANA já entrou em contagem decrescente!
Os preparativos já começaram, desde logo um encontro com o vereador da Cultura e Educação, Paulo Sousa, com apresentação dum pré-programa e outros pormenores necessários para apoio na melhoria do evento nesta segunda edição. A actividade terá lugar novamente no castro de Santo Estêvão, o cenário real para a reconstituição da Villa há dois mil anos atrás, no fim de semana de 17 e 18 de Junho próximo. Uma reunião de organizadores terá lugar brevemente, envolvendo a Junta de Freguesia da Facha presidida por Manuel Laranjo, as direcções dos dois grupos de teatro, respectivamente o Art ´ In Facha e o Gacel, da freguesia da Ribeira, além de anotadores.
Com uma ordem de trabalhos algo ambiciosa, os promotores da recriação histórica, pretendem melhorar ou introduzir algumas novidades. As intervenções serão ao nível de trajes e seus adereços, com guião quase elaborado, da responsabilidade dos amigos Puga e Domingos Morais, além de redefinição do espaço para instalação do mercado romano, a coquinha ou culina (cozinha), a tabernae (taberna) áreas gastronómicas duma casa romana da classe média e alta, para se aconchegar o estômago, e algo mais.
Recordemos, que a Facha Romana teve lugar pela primeira vez a 10 e 11 de Junho do ano transacto, numa organização dos festeiros da Senhora da Rocha, no alto desse monte, liderados por José Cândido Lopes.