
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
No passado mês de outubro, as autoras e coautoras do livro "Empreendedoras Brasileiras de Sucesso na Suíça” viajara até Londres para divulgar o projecto. Num pub local, o sarau literário contou com a participação de algumas das coautoras do livro, assim como a promotora da obra Lúcia Aeberhardt, CEO da ONG Madalena’s.
Cerca de 40 pessoas, a maior parte oriunda do Brasil, puderam conhecer de perto quatro das coautoras presentes no evento. A obra literária tem como propósito registrar a vida de cada uma das coautoras e mostrar aos leitores a capacidade que cada uma dessas empreendedoras teve de se reinventar, adaptar, superar os obstáculos e conquistar um local de destaque na sociedade helvética.
As autororas mostraram que são a prova viva que mesmo morando no exterior, em um país com uma língua muito diferente da língua lusófona, é possível vencer barreiras e obstáculos. "Basta ter um objetivo claro em mente, disciplina e muita força de vontade. Além disso, elas provaram que a solidariedade é um fator chave para não se perder no meio do caminho", refere em comunicado Augusto Lopes, um dos organizadores do evento.
"São mulheres visionárias e guerreiras, como Lúcia Aeberhardt e Claudia Canto, a biógrafa oficial da obra, que reconhecem o trabalho de suas colegas e querem imortalizar os seus feitos. As escritoras buscam mostrar que as mulheres, desde a proprietária de um pequeno salão de beleza até a que conseguiu levantar seu império, são dignas de respeito e merecem ganhar tanto quanto o seu colega de trabalho. As empreendedoras retratadas no livro apresentam ideias tão ou mais visionárias que os seus colegas de trabalho e demonstram muita garra, disposição e motivação. E tudo isso num ambiente multitarefas", refere a mesma fonte.
De acordo com o "Instituto Rede Mulher Empreendedora » no Brasil, 59% das empreendedoras são casadas, 52% delas têm filhos e investem 24% mais tempo à casa e aos filhos do que os homens.