
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O livro “Le cônsul de Bordeaux, le cas Sousa Mendes”, de João Correa, terá uma nova edição a partir deste mês de março. Esta será a terceira edição da obra que retrata a vida do diplomata português, Aristides Sousa Mendes.
Sousa Mendes foi Cônsul de Portugal em Bordéus entre 1938 e 1940, ano em que a Alemanha nazi invadiu a França. Para a história, fica o ato de ter atribuído, em junho de 1940, vistos indiscriminados, acabando por salvar milhares de cidadãos refugiados e perseguidos, incluindo cerca de 10 mil judeus.
Nesta edição haverá uma nova introdução, feita por Jules Messinne, Presidente Emérito da Câmara do Conselho de Estado da Bélgica, intitulada "Democracia e Estado de Direito". O texto é inspirado na invasão de 6 de janeiro do Capitólio, nos Estados Unidos da América.
A obra é um trabalho do escritor e realizador português João Correa. A residir na Bélgica desde 1963, é conhecido pela longa-metragem “Féminin, féminin”, com Maria-France Pisier, e pelo documentário “Les enfants du Juge”. O autor também coproduziu e escreveu o argumento do filme "Le Consul de Bordeaux".