
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Nem só na gastronomia, vinhos e desporto Ponte de Lima tem ganho nos últimos anos repercussão mundial!
Desta vez, elaboramos informação sobre um jovem limiano, cujo talento musical valeu – lhe integrar a lista dos melhores do nosso planeta, e assim juntar seu nome às Glórias de Portugal, e principalmente da nossa terra.
Referimo – nos a João Silva, nascido em S. Julião de Freixo há 29 anos, localidade a dúzia e meia de quilómetros da sede do concelho. O seu primeiro contacto com a arte dos sons (populares) ocorreu na meninice, ao integrar o Rancho Infantil e Juvenil na terra natal, frequentando depois a Escola Profissional de Música de Vina do Castelo. João partiu depois para Lisboa, para frequentar o Hot Club Portugal.
Mercê da emigração como residente em Barcelona, João Silva actua habitualmente no Palácio Del Flamenco, na capital catalã, além de clubes de jazz, bares de música ao vivo, concertos em salas, actuações isoladas pela Europa e participação no Festival de Jazz de Gran Canária. Em tempos de Covid – 19, a interrupção da sua arte em locais públicos, viria a consagrar o nosso jovem como um dos mais talentosos no violino e no jazz.
João Silva resolveu inscrever-se no concurso mundial daquela categoria artística – Zbignieu Seifert Competition Jazz, organizado pelo Centro Europeu de Música de Lusawice, Polónia, uma cidade localizada a 70 quilómetros da capital da região, Carcóvia.
A porta do sucesso estava aberta para o músico português e Pontelimense!
Dos quarenta participantes apurados, João Silva é o primeiro português a subir ao palco com mais 13, provenientes da Áustria, Brasil, França, Estónia, Eslovénia, Lituânia, Israel, Polónia, Reino Unido e Estados Unidos da América. Apurado para as meias – finais, o nosso compatriota competirá agora em 8 a 10 de Julho próximo com as suas interpretações “on line”, face ao tempo de Pandemia que vivemos.
Mas, para já, podemos orgulhar-nos do feito alcançado: Ponte de Lima e Portugal têm o 14º Melhor Violinista do mundo, recordemos!