
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Pequena cidade na região da Flandres, apenas a 20 quilómetros de Bruxelas, destaca-se não só por ser uma cidade de estudantes com uma das melhores e mais antigas universidades do Mundo, Universidade Católica de Lovaina, fundada em 1425, mas também, um local onde a história, a cultura, a arquitetura, a gastronomia e as ciências modernas se combinam num cocktail irresistível.
Sendo uma cidade pequena é ideal para visitar num fim-de-semana e aproveitar para dar umas boas caminhadas ou, se preferir, optar pela bicicleta.
Lovaina is the place to beer. Quando a cerveja invadiu o comércio e indústria nacionais, no século XIX, Lovaina tornou-se mundialmente famosa pelo fabrico de cerveja e, ainda hoje se orgulha de ser conhecida como a capital da cerveja da Bélgica, e berço da sua mundialmente famosa Stella Artois. Desde beer weekends a beer tours, a cidade está preparada para testar o conhecimento em cerveja a qualquer um que aceite o desafio através de um beer degree.
Exemplo de uma excelente combinação entre espaço urbano e natureza, ao redor da cidade encontram-se magníficos parques, tal como o Park Abbey para desfrutar o ar livre ou os fantásticos e únicos edifícios espalhados em volta, como o Castelo de Arenberg. Situado em Heverlee, a sua construção foi terminada em 1515. Hoje é propriedade da faculdade de engenharia, porém está aberto para visita ao público. Foi dos seus relvados que descolou o primeiro voo de balão a gás tripulado.
Kruidtuin, o jardim botânico da cidade, começou por ser um jardim apenas para estudantes de medicina. Hoje já não é apenas um jardim para pesquisa, tornando-se num pequeno paraíso no meio da cidade podendo ser apreciado por todos.
Apesar de destruído durante a Primeira Guerra Mundial, o centro da cidade encontra-se extremamente bem preservado e recuperado, com edifícios do século XVII e XVIII.
Durante todo o ano, o centro de Lovaina apresenta uma atmosfera contagiante, especialmente no período noturno, através dos muitos bares e cafés estudantis, espalhados por toda a cidade, garantindo que há sempre algo a acontecer. A zona mais popular situa-se ao redor do Oude Markt (Antigo Mercado).
Para os amantes de arquitetura medieval, não há melhor cenário do que contemplar o famoso City Hall, localizado entre a praça Professor Roger Van Overstraetenplein e o Grote Markt (Grande Mercado) edifício do século XV, que por si só já faz a viagem valer a pena. Por mais que faça o queixo cair apenas com a vista exterior, há possibilidade de visitar o seu interior.
A Grand Béguinage é um must see, tendo sido reconhecido pela UNESCO como Património Mundial em 1998. Fundada em 1232 apenas para mulheres, esta pequena cidade dentro de uma cidade é uma sucessão de ruas, jardins e parques. Após vários fechos e reaberturas, é hoje aproveitada pela universidade como campus, servindo também de alojamento para estudantes e staff académico.
A Catedral de São Pedro e respetivo tesouro, a Igreja de São Miguel e o Hall da Universidade são também monumentos de visita obrigatória.
A biblioteca central da universidade, no largo Ladeuzeplein, foi oferecida pelos Estados Unidos da América ao povo de Lovaina, após a destruição total sofrida pela biblioteca original durante a Primeira Guerra Mundial. A subida à torre oferece uma vista 360º sobre a cidade.
Lovaina é também uma cidade criativa e dinâmica a nível cultural. O Museu M é um espaço cultural de referência que mantém um número de variados espaços de exposição e uma coleção que cresce historicamente.
Cheia de vida, programas alternativos não faltam. O centro de artes, STUK é um ponto de encontro tanto para locais como para visitantes. O pátio central abre-nos as portas para diferentes mundos, desde o auditório, à sala de filmes, ao café, ao teatro ou aos escritórios. Todos os Domingos, disponibiliza concertos de Jazz de acesso gratuito.
Para os amantes da música, Het Depot é local obrigatório! Destaca-se o espaço para concertos e o estúdio de gravações. Tanto músicos como visitantes, ficam adeptos entusiastas da atmosfera contagiante que o espaço transmite.
A região à volta da cidade é uma boa razão para expandir os limites. Para Este encontra-se Hageland – seis pequenas e provinciais vilas onde está presente um legado riquíssimo de história e cultura. Não só de cerveja vivem os belgas, esta região é muito conhecida pelo seu vinho.
No lado Oeste de Lovaina, em direção a Bruxelas, podemos encontrar Green Belt que está recheado de parques e jardins que florescem na sombra da metrópole.
Em Lovaina será impossível aborrecer-se. É uma cidade vibrante, contagiante e surpreendente!