Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A GNR de Ponte de Lima procedeu á apreensão numa residência em Arcozelo, lado oposto á sede do concelho, duma série de peças de arte decorativas provenientes duma quinta solarenga situada no vizinho município de Viana do Castelo.
Na sequência de investigações em curso, os militares do posto territorial limiano, fizeram recolher ás suas instalações as antiguidades, as quais se encontravam com o suspeito do seu desvio, efectuado há alguns dias da sua apreensão.
A operação, com êxito, permitiu reunir todas as peças, designadamente retratos a óleo de antigos proprietários do solar, brasões pintados em forma de iluminuras, outros óleos sobre telas representando naturezas mortas (frutas), um sino decerto proveniente da capela da casa e um espelho, entre peças originais e réplicas.
De acordo com o processo em curso, foram já informados a família proprietária das peças artísticas, residentes em Lisboa, Porto e Ponte de Lima, a qual identificou e confirmou o desvio dos bens por amigos do alheio.
Entretanto, também a PSP de Ponte de Lima, abriu processo de inquérito a suspeitos de furto em quatro estabelecimentos comerciais na vila. Em causa estão assaltos a um armazém no bairro das Pereiras, um talho junto da popular Avenida dos Plátanos, um Bar e snack na urbanização do Olho Marinho e uma charcutaria no Passeio 25 de Abril.
Embora os objectos furtados sejam de valor não elevado, designadamente algum dinheiro, tabaco, bebidas e presuntos, os estragos materiais são de vulto, pelo arrombamento de portas e quebra de montras.