
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais, residente em Braga, foi nomeada ontem no Parlamento, Relatora pela Comissão das Pescas.
No âmbito da sua actividade parlamentar, a docente da Universidade do Minho eleita independente na Lista do PS, vai apresentar um estudo sobre a transposição de medidas de conservação e gestão das pescas no Pacífico Ocidental e Central.
A relatora pretende ainda demonstrar uma “boa governação internacional dos oceanos e uma exploração sustentável dos seus recursos “. Aliás, neste âmbito, Isabel Carvalhais tem sido activa na defesa de espécies como o célebre caso do atum rabilho, cujas medidas implementadas por sua interposta decisão foram coroadas de êxito, e motivaram – lhe uma intervenção no plenário da democracia europeia no passado dia 27 de Abril, recorde-se.
Um mês depois, a 25 de Maio, a eurodeputada nacional, participou também no encontro da comissão de Desenvolvimento Regional, numa nova abordagem para uma estratégia marítima a implementar no Atlântico.
Na comissão das Pescas, a parlamentar nortenha tem debatido uma Estratégia de Biodiversidade da União Europeia para 2030, com sistemas de produção agrícolas mais sustentáveis e preocupações com o lixo marinho.
Esta é a segunda vez que o slogan Europa com o Minho no Coração é nomeada Relatora no Parlamento Europeu, depois de em Julho do ano passado ter assumido semelhante função, com o tema Fundo de Transição Justa, com existência de uma porta aberta para a neutralidade climática e reforço das candidaturas dos agricultores portugueses, saliente-se.