Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O actual eurodeputado José Inácio Faria, Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Lisboa, eleito pelo Movimento Partido da Terra / PPE ao Parlamento Europeu, recandidata-se ao cargo na Lista do Nós, Cidadãos !, liderada pelo docente universitário e conhecido analista político e ex- candidato a Presidente da República em 2016, Paulo Morais. O número três da Lista é Isabel Sande e Castro, investigadora e ex – candidata Presidência da Câmara de Oeiras.
Todo o processo eleitoral foi entregue ontem no Palácio Ratton, sede do Tribunal Constitucional, na presença do mandatário nacional, igualmente com carreira académica em Portugal e França (Universidade Paris XII), Presidente da Associação Portuguesa Direito do Consumo e Centro de Estudos, Mário Frota, e do Presidente do Nós, Cidadãos !, o também docente do ensino superior, com vários livros publicados no domínio da Filosofia, Mendo Henriques.
Fecha-se assim um ciclo da corrida à representação de Portugal no Parlamento Europeu por parte de dois políticos naturais do Alto Minho; Paulo Morais, viu a luz do dia na cidade de Viana do Castelo, e José Inácio Faria, na localidade próxima de Vila Franca do Lima.
O percurso escolar de ambos começou no antigo Liceu Nacional de Viana do Castelo / Escola Secundária de Santa Maria Maior, tendo cada um deles, depois seguido carreira académica nos domínios da Matemática e das Leis, respectivamente!
A experiência e a dedicação aos assuntos nacionais e europeus de ambos os candidatos aos hemiciclos de Bruxelas e Estrasburgo, esteve na base da sua escolha por parte do Nós, Cidadãos!, recordemos.
Paulo Morais tem dado a cara pelos numerosos processos de corrupção existentes em Portugal, nos quais políticos, instituições bancárias e públicas têm prejudicado em milhões os cofres do Estado, isto é dos cidadãos, e salvaguardando a independência nacional em negociações com a União Europeia.
Quanto a José Inácio Faria, é digno de salientar o seu empenho na promoção de Portugal com o Minho e Douro em particular na capital europeia, no âmbito das comissões parlamentares que integra: Ambiente, Saúde Pública, Segurança Alimentar e Igualdade do Género.
Os produtores agrícolas, o sector da restauração, estudantes, profissionais de saúde, autarcas e outros com actividades profissionais diversificadas, têm marcado presença em vários eventos organizados pelo seu gabinete, com uma longa lista de representações participantes nos mesmos, projectos que pretende prosseguir caso seja reeleito.
A nível internacional, foi o primeiro eurodeputado a alertar para os casos de falta de alimentos e de saúde na Venezuela, deslocando – se propositadamente ao centro da tragédia, para além de outros, muitas intervenções no Parlamento Europeu sobre Direitos Humanos, poluição e baixar preços medicamentos.