Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A economia de energia e os carros eléctricos têm ganho cada vez mais relevância, à medida que os países se comprometem com a redução das emissões de gases de efeito estufa e a transição para uma economia mais sustentável.
Os carros eléctricos são uma das principais apostas nesta transição energética. Já existem várias marcas que comercializam modelos eléctricos, desde os mais acessíveis até aos mais luxuosos.
No entanto, existem alguns aspectos menos divulgados sobre carros eléctricos que podem ser importantes para considerar antes de decidir comprar um:
Autonomia
Ainda que a autonomia dos carros eléctricos tenha melhorado significativamente nos últimos anos, continua a ser menor do que a dos carros a gasolina ou diesel. Além disso, a autonomia pode ser afectada pelo clima frio ou quente extremo, pelo uso do ar condicionado ou aquecimento e pelo estilo de condução.
Custo de manutenção
Os carros eléctricos geralmente têm menos peças de substituição, como filtros do ar, do óleo, velas ou calços de travão, portanto, menos desgaste, mas a manutenção pode ser mais cara do que a de um carro a gasolina ou diesel. Isso ocorre porque as baterias dos carros eléctricos precisam de ser substituídas periodicamente e podem ser caras.
Infra-estrutura de carregamento
Embora a infra-estrutura de carregamento para carros eléctricos esteja a crescer rapidamente em muitos países, ainda pode ser difícil encontrar um carregador público em algumas áreas. Além disso, o tempo de carregamento é mais longo do que o tempo de abastecimento de combustível em um carro a gasolina ou diesel.
Impacto ambiental
Os carros eléctricos são considerados mais limpos do que os carros a gasolina ou diesel, mas a produção das baterias de íon de lítio usadas nos carros eléctricos requer a extracção de minerais, quase sempre em áreas sensíveis do ponto de vista ambiental. Além disso, a energia usada para carregar um carro eléctrico pode ter origem em fontes não renováveis, como carvão ou gás natural.
Custo inicial
Os custos dos carros eléctricos têm diminuído nos últimos anos, mas eles ainda são mais caros do que carros a gasolina ou diesel.
Em conclusão, os principais prós e contras dos carros eléctricos já são bem conhecidos de quem costuma acompanhar o tema. Do lado positivo, destacam-se a emissão zero de poluentes, o silêncio, a manutenção mais simples e económica, o alto torque (*) e o baixo custo de utilização. Já do lado negativo, lamenta-se o alto preço de aquisição, a baixa autonomia, a demora na recarga e a falta de postos de carregamento.
(*) Torque = medida de força que pode fazer um objecto girar ao redor de um eixo.